FINEP inicia capacitação de agentes de inovação pelo Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu nesta quinta-feira (19/7) capacitação da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep) para a formação de agentes de inovação. Os agentes estão sendo preparados para a missão de sensibilizar empresários para a importância de se investir em projetos de ciência, tecnologia e inovação. Para isso, foram apresentados detalhes das novas linhas e programas de financiamento da agência, que opera hoje com taxas e prazos diferenciados. 

A ideia é que esses multiplicadores ajudem as empresas a elevarem seus investimentos em PD&I, a partir da elaboração de projetos de inovação. “Hoje é um momento importante pois vamos fazer com que as entidades e empresas tomem conhecimento das ações da Finep. O que a gente quer é que o empresário trate inovação como algo que faz parte do DNA de sua atividade. O nosso propósito é que os empresários entendam inovação como elemento central na estratégia de seu negócio”, explicou o analista do Departamento Regional da Finep no Nordeste, Paulo Resende.

Ao iniciar a capacitação, o analista da Finep destacou o trabalho do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC de articulação e fortalecimento dos diversos atores do ecossistema de inovação do Ceará. “Não é à toa que a FIEC é a primeira federação a receber essa capacitação no Brasil. Saiu na frente como em diversas outras ações, como as Rotas Estratégicas Setoriais. No Cointec encontramos espaço para, quando estávamos implantando o escritório da Finep aqui, nos aproximar das instituições. Agora é hora de direcionar esforços para colher os frutos, de mostrar como a Finep pode oferecer apoio aos projetos”, afirmou.

O conteúdo do treinamento englobou os instrumentos de apoio à Inovação e as Normas Operacionais da Finep; plataforma para realização de cadastro pelas empresas, projeções financeiras; requisitos de garantias para o financiamento; orientações para a elaboração de projetos; e informações sobre os programas Finep Conecta, Finep Educação, Finep Startup e Inovacred.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA