Estudantes do SENAI Ceará participam de seletiva para competição internacional

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

O SENAI Ceará participa das seletivas nacionais da WorldSkills 2019 em três ocupações profissionais: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Manutenção Industrial e Mecatrônica. A primeira acontece entre 15 e 20/7, no Distrito Federal. O aluno Washington Rocha da Silva, de 20 anos, do curso Técnico em Edificações do SENAI Jacarecanga, se prepara para a seletiva da ocupação Aplicação de Revestimentos Cerâmicos treinando no SENAI durante toda a semana, de manhã e à tarde. Ele entrou na área de construção civil por influência da família e passou a gostar cada vez mais do segmento. “Antes de entrar, a gente pensa que não é capaz mas depois ver que é e pode sempre melhorar”, conta. Otimista para a seletiva, ele acredita que pode se credenciar para a WorldSkills, que acontece em 2019, na Rússia. Depois disso, ele pretende se dedicar à graduação de Engenharia Civil.

O instrutor Antonio Aloísio Carvalho Júnior, também do SENAI Jacarecanga, participa da seletiva da ocupação Aplicação de Revestimentos Cerâmicos como avaliador. Ex-aluno do SENAI, ele tornou-se instrutor em 2013. Atualmente cursando Arquitetura e Urbanismo, Aloísio também está confiante na classificação para o evento na Rússia. 

Ao longo de seus 66 anos, a WorldSkills Competition reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais. A seletiva da WorldSkills 2019, no Brasil, por decisão do SENAI Departamento Nacional, será realizada em cidades escolhidas para sediar, ao menos, uma ocupação cada.

Os ganhadores das provas seletivas irão para a fase de preparação para a WorldSkills, que será realizada em Kazan, na Rússia, em 2019. Participam do torneio internacional os estudantes que conseguirem a nota mínima exigida em cada ocupação.

Entre 12 e 17 de agosto, o SENAI Ceará recebe a seletiva da ocupação Mecatrônica e compete com dois estudantes Francisco Anderson Herculano Rios e Francisco das Chagas Carneiro dos Santos Júnior. Entre 20 e 24 de agosto, o SENAI Ceará participa da ocupação Manutenção Industrial, em Goiânia, com o competidor Antonio Cristhyan Bezerra Silva.

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA