Diretor do SENAI realiza missão imersiva nos ecossistemas de inovação da Holanda e Alemanha

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) participou entre 18 e 22/6 de missão imersiva nos ecossistemas de inovação da Holanda e Alemanha, com visitas a instituições nas cidades de Delft (Holanda), Munique, Stuttgart e Frankfurt (Alemanha).

Em Delft, Paulo André visitou a TNO Delft, uma organização independente de pesquisa que tem a missão de conectar pessoas e conhecimento para criar soluções em inovação de impacto para indústria e bem estar social em nove áreas envolvendo 2600 colaboradores, 851 patentes e 1278 publicações. Também em Delft, conheceu a YES! Delft, uma incubadora de tecnologia ligada à Universidade Técnica de Delft, que atua nas áreas de Inteligência Artificial, CleanTech, MedTech, Aviação, Robótica, TI, Comunicação e Tecnologias Complexas e tem 70 start7ups incubadas.

A programação em Munique incluiu visita ao Ministério de Economia, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera, Allianz Arena e Universidade Técnica de Munique (TUM). A TUM, que está entre as melhores universidades da Europa, formou 13 ganhadores do Prêmio Nobel e vários inventores. Em 2012, a TUM inaugurou escritório para América Latina dentro do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), em São Paulo, e possui parcerias com mais de 20 (Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Em Stuttgart, foram visitadas as empresas Bosh (componentes automotivos, ferramentas elétricas, sistemas de segurança e eletrodomésticos), Festo (automação, pneumática, hidráulica, mecatrônica e treinamento técnico) e Trumpf (máquinas-ferramentas elétricas e tecnologia a laser). Ainda em Stuttgart, o diretor esteve no Instituto Fraunhofer, que coordena 69 institutos na Alemanha, em conjunto com outros órgãos públicos e privados no desenvolvimento de estratégias, modelos de negócios e soluções para transformação digital.

A última cidade visitada foi Frankfurt, onde conheceram a empresa SAP, líder mundial em soluções de negócios colaborativos e multiempresas, com destaque para soluções de “digital business”, internet das coisas, “machine learning” e ferramentas para pequenas e médias empresas. Também em Frankfurt, o diretor do SENAI Ceará esteve na Universidade de Darmstadt, onde funciona o Centro de Competência para Indústria 4.0, com treinamento e desenvolvimento de soluções em Segurança da Tecnologia da Informação, Trabalho 4.0, Novos Modelos de Negócios, Eficiência Energética e Processos Eficientes de Geração de Valor.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA