Beto Studart entrega prêmio a vencedores do Boas Práticas Sindicais - etapa estadual

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, entregou quinta-feira (28/6), durante a reunião de diretoria da entidade, o Prêmio Boas Práticas Sindicais - Etapa Estadual, ao Sindialimentos, Simec e Sindcerâmica, que alcançaram, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares. O prêmio é uma parceria da FIEC e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que visa valorizar e divulgar ações que gerem valor para as empresas do setor e que contribuem para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria. O tema escolhido para esta primeira edição do Prêmio é Sustentabilidade Sindical, tendo em vista que, com o fim da obrigatoriedade do imposto sindical, assegurar a sustentabilidade é hoje o maior desafio dos sindicatos empresariais da indústria.

O prêmio é realizado em duas etapas: uma estadual, coordenada pela FIEC através do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), e uma nacional, coordenada pela CNI. A etapa estadual contou com a participação de dez sindicatos: Sindialimentos, Simec, Sindceramica, Sindquímica, Simagran, Sinditêxtil, Sindiverde, Sindgráfica, Sindroupas e Sinconpe. A ação do Sindialimentos foi diretamente classificada para a etapa nacional e está concorrendo com outras cinco melhores práticas de outros estados. A entrega do prêmio para vencedores da etapa nacional será durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que ocorre entre os dias 3 e 4 de julho, em Brasília.

O Sindialimentos, presidido por André Siqueira, venceu com o projeto "Ampliação de Associados com Foco na Sustentabilidade Sindical", que desenvolveu estratégias de ampliação de associados com base no mapeamento e estudo das indústrias do setor no estado do Ceará, de acordo com a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE). Segundo Siqueira, foram realizadas um conjunto de iniciativas de aproximação com as indústrias, tais como elaboração de portfólio do sindicato, agregado ao do Sistema FIEC; contratação de equipe para a realização das visitas às indústrias, parcerias estratégicas que garantiram a aprovação de projetos para beneficiar os filiados e a reestruturação do modelo arrecadatório do sindicato diante a reforma trabalhista. Entre 2014 e 2017 as estratégias contribuíram para o crescimento de 330% nas receitas totais e mais de 300% no total de associados do Sindialimentos, o que favoreceu tanto a sua sustentabilidade quanto a promoção do associativismo e desenvolvimento do setor no Ceará.

Já o Simec apresentou o projeto "Interiorização das Ações", que permitiu, segundo o presidente da entidade, Sampaio Filho, a interiorização do sindicato, através da abertura de delegacias no interior do Ceará, visando ampliar o número de associados e consolidar a atuação da instituição no estado. O Sindcerâmica, por sua  vez, presidido por Marcelo Tavares, foi premiado com o case "Modelo Sustentável de Atuação no Âmbito da Eficiência Energética para as Indústrias de Cerâmica Vermelha no Baixo Jaguaribe".

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA