Fórum Regional da Indústria debate futuro de segmentos industriais de Sobral e Região Norte

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou hoje (6/6), em Sobral, mais uma etapa de regionalização do Programa para Desenvolvimento da Indústria, com o Fórum Regional da Indústria. O evento reuniu industriais, empresários, acadêmicos e membros do terceiro setor, objetivando a criação de uma visão de futuro e de uma agenda de desenvolvimento para a região Norte do Ceará. As discussões partiram das ações mapeadas nas Rotas Estratégicas Setoriais para o Estado inteiro e propuseram a avaliação das particularidades locais para chegar a um panorama mais preciso da região. "A ideia é conseguir regionalizar todo o conteúdo, para induzir as nossas regiões ao desenvolvimento, e assim concretizar a visão de futuro estabelecida pelo grupo. Precisamos transformar todo esse conhecimento em uma agenda de negócios", esclareceu Guilherme Muchale, gerente do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC.

A programação debateu o futuro de cinco segmentos: construção e minerais não-metálicos; eletrometalmecânico; turismo e economia criativa; agroalimentar e economia do mar; e produtos de consumo (calçados e couro, móveis e confecção). Depois de ampla discussão, os participantes estabeleceram a visão de futuro desejada para a região: ser referência estadual em desenvolvimento sustentável e educação, com fortalecimento da identidade regional, PD&I e políticas públicas de excelência.

A realização do Fórum é uma parceria da FIEC com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Ceará. "Precisávamos ouvir o sentimentos e os anseios dos segmentos locais para propor soluções para a nossa realidade", pontuou o representante da FIEC na Região Norte, Jocely Dantas Filho. "Sabemos que as grandes economias, há 20 ou 30 anos, fizeram esse esforço de prospectar o futuro e traçar estratégias para conseguir alcançá-lo. O Ceará é o primeiro do Nordeste a encabeçar uma iniciativa desse tipo", motivou Hebart Melo, articulador do Sebrae para a unidade indústria.

A equipe do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC destacou que o conhecimento construído conjuntamente pelos participantes do evento poderá servir como a informação para apoiar a tomada de decisão e para subsidiar políticas públicas e privadas; como instrumento para negociar e validar solicitações de financiamento; e como força para o aumento da interação academia-industria.


Saiba mais

Em 2014, a FIEC realizou em Sobral um painel de especialistas para discutir os setores estratégicos para a Região Norte. Na ocasião, 13 segmentos foram apontados como relevantes, a partir de critérios como geração de empregos e crescimento da participação na economia. Destes, cinco foram selecionados para os debates do Fórum Regional da Indústria.

Em breve, a FIEC levará a mesma iniciativa também para Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante. O primeiro Fórum Regional da Indústria foi realizado na região do Cariri - que agora se prepara para receber a segunda etapa do evento: a construção de um portfólio de projetos de alto impacto. Clique aqui para conferir o resultado da etapa inicial. 

Sobre o Programa para Desenvolvimento da Indústria

Lançado em 2015, o Programa para Desenvolvimento da Indústria objetiva contribuir com o crescimento de longo prazo, definindo as principais potencialidades do Estado e os respectivos caminhos para o melhor aproveitamento desses diferenciais, por meio de um debate articulado entre setor privado, poder público, academia e entidades de apoio, incentivando o fortalecimento da inovação e sustentabilidade no contexto empresarial.

A partir dessa estratégia de desenvolvimento se articulará uma atuação conjunta, fortalecendo as diversas contribuições dos agentes para o aumento da competitividade setorial, o crescimento de setores intensivos em tecnologia e conhecimento, bem como para a reorientação de setores tradicionais, induzindo um ambiente de negócios moderno e dinâmico como diferencial competitivo do Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA