Fortaleza Brazil Stone Fair homenageia personalidades que impulsionam mercado cearense de rochas ornamentais

Granitos e mármores de todas as cores e de encher os olhos dos visitantes. A Feira Fortaleza Brazil Stone Fair prossegue até sexta-feira (20/4) no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza. Ontem, durante solenidade de abertura, o evento reuniu empresários e personalidades para uma homenagem a pessoas que impulsionam o setor de rochas ornamentais. Entre os agraciados estavam o diretor administrativo do sistema FIEC, Ricardo Cavalcante; diretor técnico do Sebrae, Alcir Porto e o empresário do setor de rochas ornamentais, Guido Bissi (em memória), representado por seu irmão, Cláudio Bissi e o filho Flávio Bissi. O presidente da FIEC, Beto Studart, participou da abertura.

O evento, que está em sua quarta edição, reúne mais de 40 expositores de grandes empresas do setor, incluindo maquinários e logística, e ainda órgãos públicos e instituições que buscam a valorização de rochas naturais. O Sistema FIEC em parceria com o Sebrae montou um estande e apresenta aos visitantes da feira as soluções em inovação e tecnologia por meio do Programa Sebraetec.

Em seu discurso, Beto Studart demonstrou satisfação em ver uma feira grandiosa de um setor que vem crescendo de forma exponencial. “Até 2021 o Ceará estará na dianteira do comércio exterior do ramo comercializando U$ 200 milhões em exportações sobretudo com a boa notícia do Governo da transferência de empresas para um terreno da Zona de Processamento de Exportações do Pecém”, comemora.

O presidente do Simagran, Carlos Rubens, disse que o planejando do setor tem colhido frutos. De quatro para mais de 40 empresas exportando hoje cerca de U$ 30 milhões. “ Agora em abril será o mês de maior exportação das rochas ornamentais da história. E para valorizar ainda mais o produto cearense traremos a qualificação para profissionais interessados em identificar patologias nas pedras”, planeja.

Um dos ícones empresariais da mineração no Ceará, Ricardo Cavalcante enfatizou que o Simagran foi um dos sindicatos ligados à FIEC que mais incentivou a parceria com o Sebrae. “O presidente Carlos Rubens nos incentivou a conhecer por dentro o setor e trabalhou para atrair como associadas empresas de toda a cadeia produtiva das rochas ornamentais. Depois de promover o associativismo e melhorar a base tecnológica das empresas, a missão agora do setor é impulsionar o mercado”, ressaltou.

O secretário Élcio Batista agradeceu à FIEC por ter sido escolhido como um dos homenageados com a Comenda Industrial no Dia da Indústria 2018. “A homenagem dos industriais cearenses, tendo Beto Studart à frente, é o resultado do diálogo e alinhamento estratégico entre o setor produtivo e Governo do Estado. Um exemplo disso será no futuro o crescimento do setor de rochas ornamentais com chegada das empresas à ZPE e uso dos hubs aéreo e portuário”, exemplifica.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA