Blog do SESI - Investindo em Ergonomia com soluções de baixo custo

Atualmente, no Brasil, muitas empresas estão reconhecendo a Ergonomia como forma de alcançar o conforto do trabalhador à execução das tarefas, o que permite a interação do homem com o trabalho de forma favorável e benéfica, tanto para o trabalhador como para a empresa. Falando a nível industrial, a prática da ergonomão de acidentes e doenças; e promoção da saúdia facilita, rende e desenvolve o esforço humano, a ponto de evitar danos ao mesmo e contribuir para um processo produtivo mais rentável.

A AET (Análise Ergonômica do Trabalho) é um meio para se atingir o conhecimento sobre esses riscos ergonômicos e, muito além disso, permitir condições para administrá-los, ou seja, eliminar, diminuir ou transformar o que antes era considerado prejudicial ao indivíduo, em soluções ergonômicas saudáveis e com qualidade.

A partir da elaboração da AET, podemos dispor de uma diversidade de soluções ergonômicas que podem ter baixíssimo custo para a empresa ou até mesmo chegar a custo zero, ou seja, com simples melhorias em processos e organização dos métodos de trabalho, a empresa lucra sem gastar absolutamente nada. Segundo Hudson, estima-se que cerca de 50% dos problemas ergonômicos dentro de uma empresa podem ser solucionados com melhorias pequenas, de baixo custo.

Continue a leitura no Blog do SESI.

Blogs corporativos

O SESI Ceará e SENAI Ceará contam com mais um instrumento de ligação com a sociedade. Os blogs corporativos oferecem ao público o conhecimento e expertise em Saúde e Segurança para a Indústria; e Tecnologia e Inovação, respectivamente. O objetivo é fomentar a discussão de temas inerentes às áreas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA