Especialistas transformam ações em projetos para indústria agroalimentar no Ceará

Uma indústria agroalimentar com uma cadeia produtiva mais integrada, com produtos reconhecidamente de qualidade no mercado consumidor e com aplicação de tecnologia e inovação a fim de garantir a sustentabilidade e competitividade. Em resumo, é o que desejam os especialistas que reuniram-se na FIEC, nesta terça-feira (3/4), para o desenvolvimento do setor no Estado por meio da elaboração de projetos e a implementação de uma agenda de prioridades para transformar esses desejos em realidade. Nessa etapa, os projetos surgem da priorização das 293 ações apontadas nas Rotas Estratégicas Setoriais. Os especialistas dos setores produtivos, de instituições públicas e das universidades discutiram projetos e ações para desenvolver os segmentos de sorvetes, lacticínios, pães, massas e trigos e demais ligados à indústria agroalimentar, nos próximos 10 anos.

O ex-presidente da FIEC e atual presidente do Sinditrigo, Roberto Macêdo, elogiou a iniciativa que considera um projeto que faz parte de um programa fabuloso. “A Federação das Indústrias do Paraná conseguiu dar um salto na sua indústria reunindo a sociedade para debater esse desenvolvimento. Agora essa experiência atuando em parceria com a FIEC vai possibilitar também o avanço da indústria cearense. Esse objetivo será alcançado com um rico material produzido nas rotas e que vai nos nortear nesse planejamento.”, acredita.

André Siqueira, presidente do Sindialimentos, disse que esse momento do Masterplan materializa as ações assinaladas pelas Rotas Estratégicas. Ele afirmou que vai fazer a interlocução do segmento agroalimentar local com o nacional como representante da FIEC no Conselho Temático de Agroindústria da CNI. “Vamos pensar propostas para implementação a curto prazo. A experiência na participação de associados do Sindialimentos no Masterplan Biotecnologia vai facilitar também esse processo. A aproximação com a academia é importante a fim de construir a várias mãos o desenvolvimento da indústria agroalimentar no Estado”, avalia.


O Masterplan é a etapa de implementação das Rotas Estratégicas Setoriais, por meio da implantação de portfólios de projetos de alto impacto, possibilitando sinergia de esforços e investimentos dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do Estado. O projeto faz parte do Programa para o Desenvolvimento da Indústria.

Serviço

Confira AQUI as publicações das Rotas Estratégicas Agroalimentar e do seu respectivo Roadmapping. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA