Exposição ‘Diário Gráfico’ marca inauguração da sede Centro do IAB-CE, no prédio do Museu da Indústria

A sede Centro do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) será inaugurada no dia 15/3, às 19h, na Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro, na Casa Anexa do Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará). A inauguração será marcada pela abertura da exposição “Diário Gráfico”, do desenhista, arquiteto e urbanista, Áureo Castelo Branco, inaugurando a Galeria da Casa Anexa; e pela palestra dos arquitetos Domingos Linheiro e Antônio Rocha, responsáveis pelo restauro do prédio do Museu da Indústria.

A exposição apresenta 61 desenhos de Fortaleza, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Curitiba e Minas Gerais. Os desenhos de Áureo, mais que desenhos, dão ciência da importância da vivência de um olhar curioso da cena cotidiana, de seus coloridos, nuances e movimentos, em que o ele se coloca como espectador e parte do espetáculo que tem diante de si. A exposição tem curadoria de Fernanda Rocha, arquiteta, urbanista, professora e pesquisadora da Universidade de Fortaleza (Unifor), admiradora das artes e do trabalho dos colegas de profissão, que se dedicam a retratar suas paisagens vivenciadas. A exposição permanece em cartaz até 15 de Julho.

O prédio que abriga o Museu da Indústria, bem como a Casa Anexa, foram completamente restaurado para inauguração do equipamento, em 2014. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sediou a Sociedade União Cearense, primeiro clube da capital e ponto de encontro da sociedade cearense de então; Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, dos idos de 1895 a 1935; e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995, através do decreto n. 23.829, de 29.08.1995 e comprado pelo SESI em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005. O espaço que será ocupado pelo IAB-CE foi cedido pelo Sistema FIEC em regime de comodato.

Sobre o SESI Ceará
O Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. O SESI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (SENAI Ceará), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Centro Internacional de Negócios.

Serviço:
Abertura da Exposição ‘Diário Gráfico’ e palestra dos arquitetos Domingos Linheiro e Antônio Rocha na inauguração da sede Centro do IAB-CE
Data: 15/3, às 19h
Local: Casa Anexa do Museu da Indústria, entrada pelo Museu – (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Horário de funcionamento: Até 15 de Julho – Terça a Sábado: 9h às 17h e Domingo: 9h às 13h

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA