Deputado José Carlos Aleluia discute privatização da Eletrobrás na FIEC

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) debateu ontem (5/3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a proposta de privatização da Eletrobrás. A ideia é que o valor arrecadado com a transferência do controle da empresa à iniciativa privada seja destinado para ações de revitalização da bacia do Rio São Francisco.

O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu o evento ressaltando a importância do Rio São Francisco para o Nordeste e do debate sobre a Eletrobrás. “Precisamos garantir a perenidade da água para que a hortifruticultura voltem a fazer parte da economia do estado”, destacou.

De acordo com Aleluia, a Eletrobrás já não tem o valor e nem investe como deveria por equívocos de gestão. A proposta pretende transformar a empresa numa grande corporação, a exemplo do que é a Embraer, tendo o governo como acionista majoritário, com participação entre 30 e 40% e acionistas com não mais que 10%. “Haverá a presença do governo mas a empresa não seria mais estatal. A previsão é que se torne a terceira maior empresa de energia limpa do mundo”, defendeu. Novas tecnologias do futuro devem requerer mais geração de energia, segundo o deputado, e o Brasil precisa fazer investimentos para atender essa demanda.

José Carlos Aleluia é relator do projeto de lei que trata da privatização. A proposta inclui a criação de uma agência responsável pela gestão dos recursos. O órgão também seria responsável pela coordenação dos trabalhos da Chesf, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Com os aportes do mercado, o valor arrecadado seria destinado para ações necessárias, segundo Aleluia, de revitalização do Rio São Francisco e operação da transposição, por meio da criação de um fundo. “O ideal é um valor da ordem de R$1 bilhão por ano. O rio está diminuindo a vazão ao longo dos anos. Antes, a média era de 2 mil metros cúbico por segundo e nos últimos 12 meses, foram 500. O período chuvoso está terminando e ele não deve superar 40% da capacidade”, apontou.

Participaram do evento o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; os deputados Odorico Monteiro, Raimundo Gomes de Matos e Danilo Forte; diretores da FIEC, presidentes de sindicatos filiados e empresários.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA