Produto que auxilia médicos em cirurgias ortopédicas é desenvolvido por Instituto do SENAI no Ceará


O Centro de Excelência em Inovação (CEI), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica (ISTEMM), fez a entrega dos serviços de proteção da propriedade intelectual (patente e desenho industrial) e desenvolvimento de produto inovador em cirurgias ortopédicas para o médico Diogo Rolim. Ele atua nas mais diversas áreas de ortopedia e traumatologia. Na entrega do produto para auxiliar em cirurgias ortopédicas, no dia 13/11, no Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC (CEI), em Maracanaú, estavam presentes o inventor Diogo Rolim, médico cirurgião ortopedista; Tarcísio Bastos, gerente do ISTEMM; a coordenadora Cristhiane Luna, do Laboratório de Projetos; Ronara Aragão, consultora em propriedade intelectual; Tanille Santos, bolsista em propriedade intelectual; Ataliba Neto, consultor de desenvolvimento integrado de produto e gestor do projeto e Bruno Santos, técnico executor projeto do produto.

“Um dos objetivos do Instituto é contribuir na solução de desafios tecnológicos para a indústria, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas. O médico e inventor Diogo Rolim, trouxe ao SENAI o desafio de desenvolver um produto para auxiliar na execução de cirurgias ortopédicas. Formou-se então uma equipe composta por especialistas, pesquisadores e técnicos de diversas áreas do ISTEMM para realização da pesquisa, proteção e o desenvolvimento do produto inovador”, disse o gerente Tarcísio Bastos.

Segundo o médico Diogo Rolim, "o novo método torna uma cirurgia hoje, que é feita pela maioria dos cirurgiões de forma aberta, pela via minimamente invasiva, por vídeo", explica. O médico recomenda o trabalho do SENAI: "aprovo o trabalho do SENAI e inclusive já estamos nos preparando para desenvolver novos projetos devido ao sucesso desse projeto inicial, que superou as expectativas", atesta.


Serviço: Instituto Senai de Tecnologia em Eletrometalmecânica (ISTEMM) do Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC (CEI)
Contatos:
E-mail: nit.senai@sfiec.org.br / laboratoriodeprojetos@sfiec.org.br
Telefone: (85) 3293-5052

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA