Juazeiro recebe resultado dos trabalhos do I Fórum das Indústrias do Cariri

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae entregaram hoje, durante evento no Iu-à Hotel, em Juazeiro do Norte, os resultados do 1º Fórum das Indústrias do Cariri, englobando os seguintes setores: calçados, confecções, agroalimentar, saúde & químico, construção & minerais não metálicos, eletrometalmecânico & metais folheados e turismo & economia criativa. A iniciativa faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria. O I Fórum das Indústrias do Cariri foi uma iniciativa do Sistema FIEC, em parceria com o Sebrae, e objetivou a construção de uma visão de futuro desejável para a região, com horizonte temporal de 2025, a partir do ganho de competitividade dos setores estratégicos da região.

Dentre os setores e áreas identificados como promissores para o Cariri, foram priorizados pela governança regional, formada por representantes dos sindicatos industriais, academia e governos municipais, para serem foco do trabalho do 1º fórum, os seguintes: Calçados (Produtos de Consumo); Confecções (Produtos de Consumo); Construção e Minerais Não-Metálicos; Economia Criativa e Turismo; Eletrometalmecânico (incluindo metais folheados); Indústria Agroalimentar; e Saúde e Químico

Ao abrir o encontro, que contou com a participação de lideranças políticas e econômicas da região, o presidente da FIEC, Beto Studart, destacou que a economia brasileira começa a dar sinais de recuperação, mas é preciso que sejam concretizadas as reformas que estão em andamento no país. Beto Studart fez questão de citar o estado do Ceará como um espaço privilegiado no Brasil para a atração de investimentos, ressaltando a importância da vinda dos hubs aéreo (Air France-KLM / Gol); portuário (Roterdã); e de telecomunicações (Angola Cables). Ele afirmou que esse movimento no Estado deve atingir também o Cariri e a FIEC está fazendo a sua parte ao apresentar o estudo que acabara de ser entregue.

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovani Sampaio, afirmou em tom otimista que a economia está voltando a normalidade, destacando o papel e a importância da FIEC nesse contexto, ao voltar seus olhos a outras regiões do Ceará, por meio de documentos como os resultantes do Fórum das Indústrias do Cariri. Participaram ainda do encontro, o delegado da FIEC, Marcos Tavares; Patrícia Neri, representante do Sinduscon no Cariri; e Tânia Porto, gerente do Escritório do Sebrae no Cariri. 

                  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA