Argentina é o principal comprador de calçados produzidos no Ceará

A Argentina ocupa a posição de principal destino das exportações cearenses de calçados e apresentou crescimento de 18,8% em relação a 2016. Os EUA estão em segundo, com uma pequena diferença na participação nas importações, porém exibem uma queda de 5,9% em relação ao ano anterior. Colômbia e Bolívia foram outros destinos de destaque, com incremento respectivo de 18,9% e 82,2%. Os dados fazem parte da edição de novembro do Ceará em Comex, estudo de inteligência comercial elaborado mensalmente pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC que retrata o panorama do comércio exterior do estado do Ceará. O material tem como fonte informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo maior estado exportador de calçados do Brasil, o Ceará exportou, de janeiro a outubro de 2017, U$ 240,9 milhões, o que representa alta de 9,3% em relação ao mesmo período de 2016. As importações sofreram um aumento de 100,1%, passando de U$ 2,8 para U$ 5,6 milhões. Tal elevação está relacionada com a aquisição de componentes para a produção do produto final, como é o caso de solas, palmilhas e partes superiores, obtidos principalmente da China. Vale destacar que, se tais itens forem utilizados no produto final a ser exportado, a indústria fica desobrigada a pagar os diversos impostos da aquisição destes componentes, através do regime especial conhecido como drawback, tornando assim as empresas mais competitivas.

Apesar do bom desempenho no cenário externo, os calçados perderam, em 2017, o posto do principal setor exportado do Ceará para o metalmecânico (devido ao início das atividades da Companhia Siderúrgica do Pecém). Tal fato explica a queda na participação da balança comercial cearense de 22,64% para 14,5%. Sob o âmbito dos produtos exportados, vale o destaque para “calçados para outros esportes, de borracha ou plástico”, que apresentaram um aumento de 124,5% entre 2016 e 2017.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA