Projeto da Escola SESI SENAI vence Olimpíada de Matemática

Quem nunca desejou ser um super-herói? Ter superpoderes e fazer coisas que estão além da capacidade humana? Ser tão veloz a ponto de ultrapassar a barreira do som, ou expelir teias dos pulsos e conseguir balançar-se como um pêndulo entre os prédios?

Este é o espírito do Projeto “Matemática na Mesa: Um Sistema de RPG interdisciplinar”, desenvolvido pelos professores da Escola SESI SENAI de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) em parceria com a equipe técnica da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará. O projeto obteve o 1º lugar na 3ª etapa da Olimpíada de Matemática, ou simplesmente “OLIMPDMATE”, organizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Com regras e objetivos relacionados ao Programa SESI Matemática, a competição acontece nos sete estados brasileiros (além do Distrito Federal) que contam com o programa e consiste de três etapa.

O projeto “Matemática na Mesa: Um Sistema de RPG interdisciplinar” traz uma forma diferente e divertida de aprender matemática e convida as outras áreas do conhecimento para passear juntos pelo fantástico mundo dos heróis, em que os protagonistas são os estudantes.

O projeto baseia-se no Role-Playing Game (RPG), que segue a temática de um jogo de interpretação de personagens. Uma mistura de teatro improvisado e jogo, estudantes são conduzidos por uma história intrigante e se deparam com situações em que os conhecimentos matemáticos, científicos, linguísticos e humanísticos são as principais ferramentas para os desafios aguardados.

Saiba mais sobre SESI Matemática

O programa SESI Matemática propõe uma metodologia inovadora para o ensino de matemática e faz parte da grade curricular da Escola SESI SENAI. Alinhado ao currículo nacional do MEC, o programa é uma iniciativa do Sistema FIRJAN, e visa à melhoria do ensino da matemática entre os estudantes do ensino médio de todo o país. Isso porque, atualmente, o desempenho dos nossos jovens posiciona o Brasil longe das primeiras posições no ranking mundial de matemática (PISA), e a consequência prática desse baixo desempenho tem reflexo imediato no mercado de trabalho.

O SESI Matemática é uma metodologia que associa práticas educacionais modernas à tecnologia, para quebrar a resistência e antigos preconceitos de estudantes e professores, e, assim, contribuir na formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais aprimorado.

Saiba mais

Já estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2018 da Escola SESI SENAI, que articula o Ensino Médio do SESI com os Cursos Técnicos do SENAI. O edital está disponível para leitura AQUI no site especial sobre o assunto. Até 30 de novembro, as matrículas são gratuitas.

Conheça mais sobre os programas da Escola SESI SENAI.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA