Consul-geral da Argentina visita FIEC para tratar sobre Câmara Empresarial de Comércio Argentina Ceará

O cônsul-geral da Argentina em Recife, Jaime H. Beserman, esteve hoje (13/11), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), para dar andamento à instalação da Câmara Empresarial de Comércio Argentina Ceará - CEC Argentina – Ceará, em Fortaleza. Beserman foi recepcionado pela gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, e pelo presidente do Sindialimentos, André Siqueira, representando o presidente da FIEC, Beto Studart.

Jaime Beserman disse que a Câmara será uma instituição de representatividade da Argentina no Ceará, com a função, entre outras, de impulsionar negócios entre empresas dos dois países. “Cada província argentina tem um perfil produtivo diferente. Temos muitas oportunidades. Queremos o Nordeste mais próximo da Argentina. Temos essa função de informar aos empresários onde estão as oportunidades e servir como ponte”, explicou. Karina Frota ressaltou a importância da ambiência já criada entre a FIEC e a embaixada. Para o presidente do Sindialimentos, os empresários cearenses só tem a ganhar com a instalação da Câmara. “O Centro Internacional tem muita expertise em comércio exterior. Precisamos aproveitar mais as oportunidades”, frisou.

O protocolo de intenções para criação da Câmara foi assinado no dia 21/8, na sede da federação, pelo presidente da FIEC, Beto Studart; presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt; embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños; e Beserman.

Comércio exterior Brasil – Argentina – Ceará
Em 2016, os produtos que o Ceará mais vendeu para Argentina foram calçados e combustíveis. Na outra ponta da balança comercial, os produtos que o Ceará mais comprou dos argentinos foram cereais, no caso o trigo para os moinhos, e máquinas industriais. Em valores, os cearenses compram mais da argentina do que esse país do nosso Estado. Quase US$ 135 milhões contra US$ 120 milhões.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA