Sistema FIEC, SIMEC e Sebrae promovem III Fórum de certificação de panelas metálicas

O setor eletrometalmecânico tem fortalecido suas ações de interiorização na Região do Cariri. O Sistema FIEC por meio do SESI e SENAI Cariri, o SIMEC e o Sebrae Ceará promovem no dia 10/11, o III Fórum de Certificação de Panelas Metálicas. O evento será no Escritório Regional do Sebrae. Na programação, palestras sobre portarias para venda, fabricação e comércio de panelas; cenário de venda dos produtos pelo mundo; os benefícios e resultados de um Arranjo Produto Local para o Cariri com caso de sucesso do Paraná; além de uma mesa redonda com a participação de representantes do Sistema FIEC, Simec, Sebrae, Abrace, Global e Inmetro. O evento será encerrado com debate e fala do delegado do SIMEC Cariri, Adelaildo Alcântara.

Panelas do Cariri

Entre as diversas vocações do Cariri, a produção de panelas de alumínio destaca-se pela expressividade, já tendo ocupado o terceiro lugar no Brasil. São cerca de 100 empresas, sendo 30 delas associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC). No Cariri, o sindicato mantém uma delegacia regional, liderada pelo empresário Adelaido Pontes, que destaca o trabalho de interiorização do SIMEC.

As empresas geram cerca de 1200 empregos diretos e para cada um desses, são gerados mais 10 indiretos. O setor movimenta 300 toneladas/mês de alumínio e R$9 milhões/mês. Em relação ao comércio, somente em Juazeiro do Norte são 200 pontos de distribuição desses produtos. A produção é destinada à região Norte, Nordeste e alguns países da América Latina. O último ano também foi de dificuldades para os empresários desse ramo. Na empresa de Adelaido, a Adenox, houve corte de cerca de 40% de funcionários. Dos 105, ficaram 65. Adelaido diz que a queda do consumo levou a menos produção.

Está em curso na delegacia regional do SIMEC a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) voltado para a modernização do setor. O objetivo é incentivar os associados e não associados a buscarem a certificação do Inmetro que disciplina a produção de panelas metálicas de forno e fogão, como prevê a Portaria 419. A criação do APL, além da certificação, deverá garantir a realização de uma série de ações para as indústrias locais, como consultorias e capacitações. Para viabilizar o projeto, o Simec tem buscado o apoio do Sebrae, SENAI, SESI e IEL. 


Serviço: III Fórum de certificação de panelas metálicas
Data: 10/11/2017(sexta-feira)
Hora: 13h às 17h
Local: Escritório Regional do Sebrae
Endereço: CE-060, nº 200 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará
Mais informações e confirmação de presenças: (85) - 98739-3700/ e-mail: simeccariri@simec.org.br

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA