REVISTA DA FIEC - Sindsorvetes e Sindcafé fazem parceria para desenvolvimento de picolé de café



Ancorados na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), 40 sindicatos de diferentes segmentos industriais e suas empresas filiadas podem encontrar entre si diversas oportunidades de negócios, ampliando a sua competitividade e a força da indústria cearense. A partir dessa premissa, a FIEC em parceria com o Sebrae desenvolve o Programa de Geração de Negócios com a Indústria com o objetivo de aproximar compradores e fornecedores e alargar a rede de contatos das empresas participantes com potenciais parceiros e clientes.

O primeiro encontro de negócios do programa foi realizado em agosto na Casa da Indústria. Na ocasião, o diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, ressaltou a força da parceria entre as duas instituições para impulsionar negócios e desenvolver a indústria cearense. “Desde que iniciamos essa parceria, em 2015, temos obtido excelentes resultados, inclusive uma mudança de mentalidade dos empresários que é fundamental para o crescimento das
empresas”, destacou.

O encontro foi dividido em duas rodadas de negócios. Uma delas entre o Sindicato da Indústria de Sorvetes do Ceará (Sindsorvetes) e o Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café do Ceará (Sindcafé), em que os produtores negociaram o fornecimento de matéria-prima para o desenvolvimento de um picolé de café, inovação lançada durante a PEC Nordeste para divulgar a nova rota turística no Maciço de Baturité chamada Rota do Café.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a rodada de negócios faz parte de ação que já vinha sendo construída em parceria com a FIEC. “A realização da rodada coroa um trabalho que já vem sendo desenvolvido junto com a FIEC no sentido de trazer melhorias para as indústrias cearenses, afirmou o superintendente.

"Desde que iniciamos essa parceria, em 2015, temos obtido excelentes resultados, inclusive uma mudança de mentalidade dos empresários que é fundamental para o crescimento das empresas."
Ricardo Cavalcante

A presidente do Sindsorvetes, Mirian Pereira, ratificou o interesse em produzir o picolé de café utilizando o produto do Maciço de Baturité por ser uma matéria-prima especial e que atualmente vem passando por um processo de qualificação com o apoio do Sindcafé, Sebrae e FIEC.

Além de lançar um novo sabor, a ideia é divulgar a Rota do Café por intermédio das embalagens a serem produzidas identificando a origem do café. Os cafeicultures presentes demonstraram muito interesse em ofertar o café para produção do produto. Todos colocaram o produto à disposição para análises iniciais, que serão realizadas sob a supervisão de um técnico italiano, até que se chegue ao melhor formato para ser lançado no mercado. A ideia é lançar o café ainda em 2017.

Participaram do encontro 25 empresas. Segundo o articulador da Unidade Setorial da Indústria do Sebrae, Herbart Melo, a rodada de negócios foi um primeiro passo no sentido de aproximar as empresas do segmento industrial de fornecedores e parceiros estratégicos visando o aumento da produtividade e redução de custos. “Nossa expectativa agora é estender esta experiência para outros segmentos industriais”.

Dana Nunes, gerente do Núcleo de Convênios e Parcerias da FIEC (Nucop), informa que a ideia é ampliar o programa atraindo todos os segmentos industriais dos sindicatos associados à federação. De acordo com ela, “existe um potencial enorme de geração de negócios aqui dentro do Sistema através dos nossos 40 sindicatos”. Para isso, é preciso intensificar a integração entre eles, pois a partir dessa interação muitos negócios podem ser gerados “animando a economia e quem sabe atraindo novas empresas para se associarem aos sindicatos”.

O programa contempla ainda a formação de centrais de negócios de empresas do setor industrial para a realização de compras conjuntas. No Ceará, já existem cinco centrais de negócios deste tipo criadas e outras duas em processo de criação. As centrais que já são atuantes são do Sindsorvetes, do Sindpan – Fortaleza, do Sindpan – Cariri, do Simec – Limoeiro do Norte e do Sindmóveis.

Para o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, a proximidade entre FIEC e Sebrae é mais que uma parceria estratégica. “Estabelecemos, durante os últimos anos, uma integração de ações, programas, projetos e objetivos que vai muito além de acordos e apoios mútuos. Representa uma cultura construída com trabalho conjunto, que tem o desenvolvimento do estado como bem e motivação maiores”.

Leia essa e outras matérias na Revista da FIEC.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA