Seminário orienta empresários sobre inovação e expansão internacional

Empresários interessados em adquirir conhecimentos sobre o atual estágio do mercado norte-americano para vender seus produtos no exterior e potenciais empreendedores em busca oportunidades no mercado internacional participaram na manhã desta sexta-feira (6/10), na Casa da Indústria, do Seminário sobre Inovação e Expansão Internacional no Mercado Norte-Americano. O evento foi uma realização do Centro Internacional de Negócios da FIEC em parceria com o Sebrae e contou com o apoio da Câmara Temática de Comércio Exterior. O objetivo do evento era capacitar e incentivar empresas a expandirem ou consolidarem negócios com os Estados Unidos.

O seminário foi aberto pela gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, que falou sobre o bom momento do Ceará e as oportunidades de negócios que poderão surgir para as empresas cearenses. Já a gestora do projeto de internacionalização das micro e pequenas empresas do Sebrae, Marta Campelo, destacou ações em prol dos pequenos negócios como o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, que será realizado de 8 a 10 de novembro, em Natal, e promoverá rodadas de negócios com compradores internacionais.

A primeira palestra do seminário foi conduzida por Gustavo Zevallos, diretor da IXL-Center, graduado pelo ITA, com MBA na Universidade da Pensilvânia - Wharton, autor do livro "101 Inovações Brasileiras". Ele falou sobre inovação e internacionalização e defendeu que inovação não é luxo, mas uma necessidade que aumenta a lucratividade e possibilita a sobrevivência do negócio. Segundo Zevallos, no mundo dos negócios, o sucesso obtido no passado não é garantia de êxito futuro. Ele citou como exemplos de empresas que pararam no tempo e pagaram caro pela inércia, como a Kodak e a Blockbuster. "Não inovar é oferecer ao cliente e à sociedade menos do que você poderia e isso significa menos lucratividade", disse.

O evento contou ainda com palestras de Paulo Rossetti, consultor da Boston Innovation Gateway, graduado em Administração pela universidade American University, com mestrado em Administração também pela American University - Washington DC; e de Fernando Ribeiro, diretor da Boston Innovation Gateway, com especialização em Estratégias para Desenvolvimento de Mercados pela FGV e mestrado pela Hult Internacional Business School - USA.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA