Roadshow reúne autoridades, empresários e lideranças na FIEC

Autoridades, empresários industriais, líderes e membros da sociedade cearense reuniram-se hoje (5), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, para participar do Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste, uma realização da Sudene, Associação Nordeste Forte e Sistema FIEC, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O presidente da FIEC, Beto Studart, deu as boas vindas ao público, destacando o compromisso da Sudene com o desenvolvimento do Nordeste desde a sua criação. “Fico muito feliz em sediar este momento, em que voltamos a discutir o Nordeste. Tudo o que nós temos de infraestrutura, nós devemos à Sudene. Não podemos deixar que este momento difuso da política estrague o trabalho feito na nossa região”, frisou.

O Superintendente da Sudene, Marcelo Almeida Neves, ressaltou a relevância do Nordeste para o país. “A nossa região é uma região de características especiais, que tem boa parte de seu território no semiárido. Lá fora, em outros países, semiárido não é sinônimo de pobreza. O estado mais rico dos EUA, a Califórnia, está dentro do semiárido. Condenar a nossa região a uma situação de pobreza somente por estar dentro de uma área de dificuldades climáticas é errado. Precisamos trazer uma nova perspectiva para essa região”, afirmou.

A Associação Nordeste Forte, formada pelas nove Federações das Indústrias da Região Nordeste, foi representada por Ricardo Alban, presidente da FIEB. “Precisamos entender que temos no Nordeste um tempo perdido muito grande. Não podemos tratar o diferente de forma igual. Temos uma economia diferente. A melhor forma de mitigar é ter políticas diferentes, e a Sudene é um instrumento de grande importância”.

O evento contou com apresentações da FIEC, Sudene, CNI, Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O Roadshow em Fortaleza faz parte de uma série de encontros regionais que estão sendo promovidos nos nove estados do Nordeste reunindo atores estratégicos e visa viabilizar um modelo de atração de empresas para a região. A ideia é levar informações aos empresários sobre a atuação da Sudene e outros organismos, focando nos instrumentos e políticas capazes de atrair projetos que impulsionem o desenvolvimento, ampliando a geração de emprego e renda na Região.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA