Produção industrial do café é tema de treinamento no Maciço de Baturité

O engenheiro químico com especialização em tecnologia de alimentos, Ensei Neto, participou de reunião hoje (4/9), na Casa da Indústria, para alinhar os últimos detalhes do treinamento integrado sobre processos produtivos de café, industrialização e controle de qualidade, que acontece entre 4 e 8 de setembro, no sítio Águas Finas, em Guaramiranga, na Rota Turística do Café Verde, no Maciço de Baturité.

O objetivo do treinamento é aprimorar técnicas para produzir em larga escala sem perder o gosto e a essência artesanal do café cearense. Além disso, de acordo com a gerente do Núcleo de Convênios e Parcerias da FIEC (Nucop), Dana Nunes, a intenção é desenvolver os produtores para ter um produto de mais qualidade. “Hoje, trabalhamos com 7 produtores numa região onde há mais de 50. A intenção é iniciar esse trabalho, desenvolver esses principais e despertar nos outros o interesse pelo aprimoramento, ampliando, assim, a quantidade das empresas desse ramo e, principalmente, a qualidade do produto”, explica.

O treinamento será conduzido por Ensei Neto, consultor em qualidade, marketing e estratégias para cafés e uma das maiores autoridades de café no mundo. Ele é especialista em gestão sensorial, uma técnica que pensa os produtos para promover experiências nos consumidores. “Pensamos o café como design, onde todas as partes são pensadas para compor o produto final. Por isso, temos que ir à matéria prima, ao tipo de torra. Independente do elo da cadeia, é preciso ter o domínio técnico maior possível. O mercado é colaborativo, o modelo de negócio está mudando rapidamente e é preciso se reinventar para prosperar”, destaca.

Na programação do treinamento integrado da próxima semana, serão realizadas aulas teóricas e em campo sobre fruta, espaço de produção, aromas, sabores, defeitos do café, colheita, classificação do tipo de café, controle de qualidade e marketing.

Mais informações: 3421 4216

Programação do Treinamento Integrado:
4 de setembro - 16h às 18h
Integração / Apresentação do Programa

5 de setembro - 8h às 18h
O Cafeeiro e a sua fruta (Teoria)
O Cafeeiro e o território (Teoria)
Análise territorial das propriedades do projeto
(Atividade de campo)

6 de setembro - 8h às 18h
A origem dos aromas e sabores (Teoria)
Pontos críticos da qualidade (Teoria)
Colheita e processamento pós colheita (Teoria)
Reconhecendo os defeitos do café (Prática)

7 de setembro - 8h às 18h
Torra para avaliação de café (Teoria e prática)
Classificação oficial brasileira (Teoria e prática)
Avaliação do Café (Prática)
Física e Sensorial (Prática)

8 de setembro - 8h às 18h
Mercado e marketing (Teoria e prática)
Qualidade, consistência e precificação (Teoria)
Controle de qualidade (Teoria e prática)

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA