FIEC discute enquadramento sindical e aspectos operacionais do Sped

Enquadramento sindical e aspectos operacionais do sistema público de escrituração digital (Sped) foram os temas tratados ontem (28/9), durante evento na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). As palestras são realizadas pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria, sob articulação local do Núcleo de Apoio Sindical e Trabalhista (NUST) da FIEC.

O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Conselho Temático de Economia, Finanças e Tributação da FIEC, Aluisio Ramalho Filho, abriu o evento alertando sobre a necessidade dos empresários participarem mais da vida contábil da empresa. Sobre enquadramento sindical, o consultor Vicente Sevilha, autor do livro, "Assim nasce uma empresa", abordou os aspectos técnicos para que empresas se enquadrem adequadamente em suas atividades, a fim de evitar problemas em relação à saúde e segurança do trabalho, cruzamentos do governo no Sped e riscos relativos à convenções coletivas. Felipe Guerra, autor do livro "Descomplicando o SPED: aspectos operacionais do sistema público de escrituração digital", abordou assuntos da publicação.

O Sped é uma forma eletrônica encontrada pelo governo federal para obter informações sobre a gestão das empresas. Seu escopo abrange a administração de compras, vendas, estoques, produção, recursos humanos, financeira, contábil e tributária.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA