Recicla Nordeste discute economia circular e cidade sustentável

Uma economia circular, em que se possa reutilizar o máximo em produtos já consumidos e uma cidade sustentável, inserida no conceito do compartilhamento de bens duráveis e espaços. Centrada nesses dois conceitos, a Feira Recicla Nordeste 2017 teve início ontem (23/8), no Shopping Riomar. Realizada pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Ceará (Sindiverde), a feira traz exposição de negócios de 35 empresas e instituições e o Seminário de Reciclagem, Sustentabilidade e Meio Ambiente, com 14 palestras técnicas e de cunho educacional. O evento continua hoje (24/8), até 21h.

Na edição deste ano, a Recicla Nordeste reinventa-se e acontece pela primeira vez no ambiente de um shopping. Para o presidente da FIEC, Beto Studart, essa mudança demonstra a transformação do evento ao transformar-se, agindo com foco no futuro, como a FIEC tem feito. “Esse evento nos traz essa mudança, com a qual ganha em aproximar a população dos grandes temas tratados pelo Sindiverde”, destacou. Beto Studart ressaltou a nova visão executiva das casas SESI, SENAI e IEL, que tem se transformado em máquinas enxutas e eficientes.

Sobre o setor de reciclagem, o líder da FIEC disse vislumbrar oportunidades infindáveis. Somente no Ceará, segundo o Sindiverde, a perda de receita com esse o desperdício de resíduos não destinados para a reciclagem atinge R$200 milhões por dia. “Há, portanto, um mercado potencial a ser explorado e o segmento está ciente de sua missão nessa cadeia produtiva”, sugere Studart.

O presidente do Sindiverde, Marcos Albuquerque, explica que o evento desse ano está voltado para Economia Circular e Cidade Sustentável como conceitos principais. “A economia circular é o reaproveitamento de tudo que pode voltar a ser utilizado pela população. Isso vai gerar o surgimento de novos negócios e movimentar a economia. As cidades sustentáveis são ambientes em que possamos preservar o meio ambiente, destinar corretamente os resíduos e pensar mobilidade urbana.

Nos stands, as empresas apresentam produtos e discutem sobre a responsabilidade de empresas e população. “Todo o evento também está centrado na ideia de compartilhamento. Não se consegue viver sozinho. É preciso compartilhar. A população cresce cada vez mais, o lixo também, a água acaba e temos problema com energia. Temos que começar a compartilhar ações. Estamos trazendo essas informações para a população”, alerta Marcos Albuquerque.

Estiveram presentes o diretor da Dinâmica Eventos, Sérgio Resende; superintendente do Regional Ceará do Grupo JCPM, Gian Franco, representando o empresário João Carlos Paes Mendonça; a secretária municipal de urbanismo e meio ambiente, Águeda Muniz; Maria Dias, representando o Secretário do Meio Ambiente do estado, Artur Bruno; deputado Evandro Leitão; e o articulador da unidade setorial da indústria do Sebrae Ceará, Herbart dos Santos.

Homenagens
Durante a solenidade de abertura do evento, o diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, foi homenageado com o Troféu Recicla Nordeste, junto com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (representado pela secretária Águeda Muniz), e o empresário João Carlos Paes Mendonça (representado pelo superintendente do Regional Ceará do Grupo JCPM), por suas contribuições ao segmento e importância para o desenvolvimento econômico da FIEC.

Ricardo Cavalcante recebeu a homenagem com honra e alegria. “Essa distinção aumenta minha responsabilidade na caminhada em prol da indústria e do Ceará”, disse. Sobre o segmento da reciclagem, Ricardo disse ser de grande importância, já que gera 14 mil empregos diretos e indiretos no Ceará e cerca de 25 mil toneladas de resíduos diversos são reciclados por mês.

Para impulsionar o segmento econômico da reciclagem e pensando no aspecto social, Ricardo Cavalcante sugeriu aos gestores municipal e estadual a inclusão de uma disciplina de educação ambiental nas escolas, com foco em reciclagem. 

                     
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA