Sistema FIEC, Seja Digital e TV Verdes Mares lançam a Patrulha Digital

O Sistema FIEC, a TV Verdes Mares e a Seja Digital firmam uma parceria para acelerar ações para contagem regressiva do desligamento do sinal analógico da TV. A cerimônia de lançamento da Patrulha Digital acontecerá no próximo dia 9 de agosto na sede da FIEC em Fortaleza. O evento será das 9 às 11h.  A proposta da Patrulha Digital é que alunos do SENAI e SESI sejam capacitados por professores dessas instituições e por técnicos da tevê e da Seja Digital e se tornem voluntários, disseminando conhecimento, nos mutirões para a instalação dos conversores digitais nas comunidades de Fortaleza, Região Metropolitana da capital cearense, Sobral e Juazeiro do Norte.

O Ceará está fazendo uma força tarefa para que no dia 27 de setembro o sinal analógico seja desligado e 93% das casas estejam sintonizados canal digital.  O SESI e o SENAI estão juntos neste projeto para fazer parte desta história da TV brasileira. A Patrulha Digital vai mobilizar alunos de cursos técnicos e de aprendizagem do SENAI nas áreas de Eletrônica, Telecomunicações, Informática, Eletrotécnica, Refrigeração e Edificações. Eles serão, primeiramente, capacitados como técnicos de Instalação Digital e, posteriormente, sairão em grupos de dez alunos, acompanhados de um professor do SENAI e um engenheiro da Globo e de afiliadas, como no nosso caso a TV Verdes Mares, visitando as residências da população e ajudando-a a identificar se seu televisor tem sinal analógico ou digital. Muitos brasileiros receberam os kits com conversor digital.

Antes mesmo da solenidade, foram iniciadas as capacitações do Projeto Patrulha Digital nesta quinta-feira, 3 de agosto.  São duas turmas:  uma com alunos do Projeto Vira Vida no SESI da Parangaba e outra no SENAI Jacarecanga com os alunos dos cursos de Qualificação Profissional e Habilitação Técnica.

Saiba mais

No dia 27 de Setembro de 2017, o sinal analógico de televisão será desligado em Fortaleza e em mais 23 municípios do Ceará. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação, todas as residências da região precisam se preparar para receber o sinal digital incluindo a instalação do conversor digital caso necessite.

No Brasil já foram desligados os sinais em Rio Verde em Goiás, Brasília e todo o seu entorno, as cidades satélites de todo o estado de Goiás, São Paulo, Goiânia. Os próximos serão Recife e Fortaleza. A Patrulha Digital atuou nesses locais.

O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros. Somente em Fortaleza, é estimada a distribuição de 600 mil kits.

Para saber se tem direito ao kit, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinaldigital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Serviço: lançamento formação Patrulha Digital

Dia: 9 de agosto(quarta-feira)
Horário: das 9 às 11h
Local: auditório Waldyr Diogo (térreo da sede da FIEC)
Endereço: Avenida Barão de Studart, nº 1980 - bairro Aldeota, Fortaleza/CE

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA