Comitiva da FIEC participa de reunião da Sudene

A Sudene, em parceria com a Associação Nordeste Forte - que reúne as federações das indústrias dos estados que compõem a região, realizou nesta sexta-feira (14), o Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste. O evento, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE),  teve como objetivo debater projetos, recursos e desafios, visando promover o desenvolvimento e incrementar a economia do setor industrial no Nordeste. A FIEC participou do encontro com um grupo tendo à frente o presidente Beto Studart. Além dele, compuseram a comitiva da federação, Cesar Ribeiro, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); Carlos Prado, Firmo de Castro , Assis Neto, Fernando Castelo Branco e Sergio Lopes.

O Road Show foi o primeiro de uma série de encontros regionais que serão realizados nos nove estados do Nordeste, e vai viabilizar um modelo de atração de empresas para a região. A ideia é levar informações aos empresários sobre a atuação da Superintendência, focando nos instrumentos e políticas capazes de atrair projetos que impulsionem o desenvolvimento, ampliando a geração de emprego e renda na Região. O evento contou com dois momentos distintos para os períodos da manhã e da tarde, quando foram realizadas apresentações da Sudene, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e RENAI (Rede Nacional de Informações sobre o Investimento).

Como parte da programação aconteceu uma oficina com a presença do superintendente da Sudene, Marcelo Neves, e técnicos da Autarquia, que repassar informações (uma espécie de passo-a-passo) para os empresários terem acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e aos incentivos fiscais, dois dos principais instrumentos da Superintendência. A iniciativa do Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste é uma das ações oriundas de um acordo de cooperação entre a Sudene e a CNI, assinado em maio deste ano, na reunião da Associação Nordeste Forte, que reúne os presidentes das Federações de Indústrias dos estados da área de atuação da Autarquia. A parceria é voltada para promover o acesso das empresas, especialmente as micro, pequenas e médias aos instrumentos disponibilizados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. A ideia é fazer com que a aproximação entre as duas instituições proporcione a formatação de novos produtos ou programas e ajude a construir as diretrizes e prioridades de aplicação do FDNE.

   

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA