Estratégias para desenvolver o modelo de negócio das empresas da cadeia produtiva da moda é tema de workshop na FIEC

Empresários, gerentes e profissionais ligados à cadeia produtiva da moda participaram ontem (28/6), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do workshop “Como obter sucesso de uma empresa através do seu modelo de negócio”, ministrado pelo consultor Enrico Cietta, economista e sócio-sênior da Diomedea. O evento foi promovido pelos Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhora no Estado do Ceará (Sindconfecções) e Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário do Ceará (Sindroupas), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE).

Os participantes puderam entender os motivos pelos quais o modelo de negócio se tornou fundamental e como utilizá-lo para tornar sua empresa mais competitiva; conhecer métodos para melhorar a empresa através do conjunto das funções criativa, produtiva e distributiva; aprender nova metodologia em relação a como olhar para os problemas em todo o contexto da empresa; e entender como preparar a empresa para o futuro.

Em parceria com o Sebrae, o projeto de consultoria e intervenções no modelo de negócio das empresas, realizado pela Diomedea nas empresas participantes cearenses, foi renovado este ano e deve envolver as empresas que já estão nas fases 2 e 3 do projeto.

O consultor Enrico enfatiza a importância de se debruçar sobre o modelo de negócio das empresas visando aumento da competitividade. “As empresas de moda transformam-se rapidamente. A forma delas competirem está mudando. Devemos olhar para o modelo de negócio para ver a competitividade”. O modelo de negócio, segundo Enrico, é a forma que a empresa desenvolve o negócio, equilibrando produção, criação e vendas. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA