Parceria do IEL/CE com entidades estrangeiras gera a internacionalização do Sistema FIEC

Em maio deste ano, a parceria entre o Sistema FIEC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e a Florida International University – FIU resultou no curso Liderança Estratégica & Planejamento de Cenários em Tempos de Incerteza. Realizado em Miami, na Flórida/EUA, o curso é o segundo promovido a partir dessa parceria e faz parte do programa de Educação Executiva Internacional “Estratégias Inovadoras para o Avanço da Competitividade”. A primeira capacitação para empresários e gestores aconteceu em outubro de 2016, em Aquiraz/CE, com o tema Gestão Estratégica em Tempos de Turbulência e Disruptura.

Segundo o superintendente do IEL no Ceará e participante dos dois cursos, Ricardo Sabadia, o retorno sobre a parceria entre o IEL e a FIU tem sido positiva. “Os dois eventos foram um sucesso. A gente fica muito feliz em saber das pessoas comentando sobre como foi a experiência, o quanto ela foi proveitosa e de como é importante ter essa visão de internacionalização dos seus negócios”, enfatiza.

Vinte e seis líderes participaram do curso, entre eles, o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Ceará, Cesar Augusto Ribeiro; o diretor presidente do grupo J.Macêdo e ex-presidente da FIEC, Roberto Macêdo; o diretor presidente do Cimento Apodi, Adauto Araújo Farias Jr; o diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, dentre outros.

A turma de empresários fez duas visitas técnicas durante a programação: conheceram os processos de uma das maiores produtoras mundiais de cimento, a Cemex; e da multinacional americana Walmart, em Miami, Flórida/EUA. Em sala de aula, acompanharam palestras dos professores Andreas Schotter, Ph.D. em Gestão de Negócios (Ivey Business School – Ontario/Canada, e do mestre pela Escola de Estudos Internacionais Avançados (John Hopkins University – Baltimore/USA), Paul Kinsinger.

EXPERIÊNCIAS – Segundo o idealizador da parceria entre o IEL e a FIU, e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, a vivência foi muito consistente e de muito conteúdo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Ceará, Cesar Ribeiro, a experiência gerou um bom relacionamento com empresários norte-americanos. “O conhecimento é uma oportunidade única. O desafio é colocar em prática tudo o que nós pudemos conhecer em nível de intelectualidade e de  pensamento e o grande legado que a gente leva para o Ceará é o networking feito aqui”, destaca.

Ricardo Cavalcante, diretor financeiro da FIEC, disse estar contente com o resultado da formação. “Foi um momento muito rico e teve um diferencial muito grande, pois os professores souberam estimular a turma”, conta.

Roberto Macêdo, diretor presidente do grupo J.Macêdo e ex-presidente da FIEC destacou a importância do curso para o ambiente empresarial. “É uma grande experiência. Estou iniciando um plano estratégico para 2025 para a nossa empresa e o curso me permitiu entender e conhecer um pouco mais sobre planos empresariais em tempos de turbulência”, afirmou.

Com foco na internacionalização do Sistema FIEC, através da Educação Executiva do IEL/CE, Ricardo Sabadia sinaliza novos passos a serem dados para a consolidação desta conquista. “A parceria IEL e FIU continuam. Em outubro, faremos um novo curso de imersão com uma turma de até 60 empresários, em Fortaleza/CE e, em maio de 2018, voltaremos à FIU, na Flórida, com outro curso contendo uma média de 30 empresários. Estamos também discutindo um novo passo de trabalho, que é trazer um MBA na área de negócios para IEL/CE. As aulas serão dadas por professores americanos, com tradução simultânea e certificação da Florida International University - FIU. Além disso, já entramos em contato com o reitor da Universidade de Coimbra, em Portugal para dar início ao alinhamento de trabalhos em conjunto com o IEL/CE", sinaliza.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA