Sinduscon-CE discute Ética e Compliance na construção

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará (Sinduscon-CE) realizou hoje (11/5), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o seminário “Ética e Compliance para uma Gestão Eficaz”. O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O vice-presidente da área imobiliária do Sinduscon-CE, Carlos Gama, ressaltou que a construção civil cearense tem conseguido ser cada vez mais ética por meio de exemplo e posturas. “Esse evento é uma ótima oportunidade para fazermos reflexão sobre esses assuntos e melhorarmos ainda mais nesse aspecto”, frisou. Segundo ele, a CBIC elaborou diversos documentos com indicações de combate à corrupção para auxiliar empresas em todo o Brasil.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Paulo André Holanda, falou sobre o compromisso do SENAI em estimular a ética nos alunos e frisou a importância da gestão focada em ética, modelo adotado nas casas do Sistema FIEC.

O evento marcou o lançamento, em Fortaleza, do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção Civil, elaborado pela CBIC. De acordo com o palestrante do evento e cientista político Leonardo Barreto, há um movimento mundial de mais ética e compliance nas empresas.

O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil foram os temas centrais do evento, destinado a disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios.

Promovido pela CBIC e o Sesi Nacional, o evento dá continuidade ao processo de capacitação das empresas e entidades associadas do segmento da construção, iniciado em junho de 2015. Com a realização pelo Sinduscon-CE, apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Uniconstruir.

A presidente do Fórum de Ação e Cidadania (FASC), da CBIC, Ana Cláudia Gomes; o doutor em economia Gesner; o vice-presidente da Associação Internacional de Procuradores, Manuel Pinheiro; a jurista Eliana Calmon, ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e o diretor de Complience da Siemens, Reynaldo Makoto Goto, participaram do painel central “Ética e Compliance na Construção”.

O Guia de Ética e Compliance da Construção é formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas. Essa ferramenta é inédita e inclui um guia referencial de ética, um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada, um código de conduta concorrencial para a construção civil e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

MELHOR RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO - Disponíveis também em meio digital (http://cbic.org.br/sites/default/files/etica.pdf), os documentos apontam as melhores práticas no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores e são o desfecho de um trabalho realizado em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC e seus parceiros decidiram atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA