FIEC reúne especialistas para definir plano de ação do masterplan do setor de energia

A geração distribuída de energia, aquela em que os consumidores residenciais e comerciais produzem e podem gerar energia a partir de fontes alternativas e renováveis, subiu 68% no Ceará. Para exemplificar, a Enel Distribuição Ceará conta hoje com 417 clientes de microgeração no Estado. E pode aumentar essa quantidade. Cerca de 85% da produção de energia eólica é concentrada no Nordeste. Porém, as fábricas e os investimentos no setor concentram-se no Sudeste e Sul do Brasil. Essas duas radiografias da geração de energias renováveis mostram o tamanho das oportunidades que o Ceará precisa aproveitar para avançar.

O desafio está lançado e os especialistas do ramo de energia, muitos deles da Câmara Setorial de Energias Renováveis, participaram hoje (4/5), na Casa da Indústria, de mais uma etapa do Masterplan do segmento, conduzido pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Eles estão pensando estratégias para alavancar o setor. A oficina faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria. Nesse estágio, os profissionais definiram quais das 40 ações apontadas e filtradas das Rotas Estratégicas de Energia farão parte do plano de ação do masterplan. Eles estão distribuídos em mesas batizadas com os temas importantes para destravar o setor que foram escolhidos nas Rotas: política de estado; mercado e financiamento; cadeia produtiva; capital intelectual e recursos humanos; pesquisa, desenvolvimento e inovação. Durante as Rotas Estratégicas, os especialistas pensaram 547 ações.

Na prática, nessa etapa, os especialistas estão trabalhando com a metodologia Design Thinking, que revoluciona a maneira de encontrar soluções inovadoras e criativas focadas nas necessidades do mercado. O próximo passo será elaborar um plano de projetos para ir além a partir da metodologia Canvas Project,  que permite a cocriação desse material com o engajamento e participação de todos.

A analista do Núcleo, Edvânia Brilhante, apresentou o contexto do Masterplan dentro do Programa para o Desenvolvimento da Indústria. "O Programa é uma ferramenta para se pensar o desenvolvimento econômico a longo prazo. O Masterplan vai colaborar nesse sentido. As ações escolhidas e que serão implementadas para um portfólio de impacto do setor terão ao acompanhamento da FIEC. Esse é o diferencial", destaca. O coordenador do Núcleo de Energias da FIEC, Joaquim Rolim, traçou uma panorama da geração das energias distribuídas e renováveis no país. " Temos sol, vento e profissões qualificados no Ceará. O Estado tem de tudo para voltar ao topo da produção das energias renováveis, em especial a eólica, no Brasil. O Masterplan vai nos ajudar nesse sentido", enfatiza. Além do ramo de Energia, estão em andamento o Masterplan dos setores de Água, Eletrometalmecânico e Logística. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA