Rotas Estratégicas discute setor de Economia do Mar

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebe hoje (3/4) e amanhã, na Casa da Indústria, especialistas do segmento Economia do Mar, para pensar e discutir o momento atual, as perspectivas e as necessidades do setor até 2025. A atividade consiste em mais uma etapa das Rotas Estratégicas, integrante do Programa para Desenvolvimento da Indústria. A iniciativa é do Núcleo de Economia da FIEC.

O economista da FIEC, Guilherme Muchale, apresentou o estudo socioeconômico do segmento aos especialistas. A Economia do Mar foi dividida em quatro grupos: indústria naval, recursos oceânicos, serviços marítimos e alimentos do mar. A zona econômica exclusiva do Brasil é a 11º maior do mundo, correspondendo a 40% do território brasileiro. No Ceará, são 275 estabelecimentos, com 5.573 empregos gerados, colocando o estado em 8º lugar no país. Os municípios com maior atividade são Aracati (32%), Fortaleza (21,1%) e Acaraú (12,2%).

A maioria das empresas cearenses do segmento são de pequeno porte (32%). Em relação à remuneração, o Ceará aparece em 11º, com salários de R$2 mil, em média. Apenas 7% dos trabalhadores têm nível superior concluído no Ceará, diante de 18% da média brasileira. Quanto a ativos de pesquisa e desenvolvimento, o Ceará é o 5º do país, com 652 matrículas. Dessas, 200 estão em Fortaleza e as outras distribuídas em Acaraú, Tabuleiro, Aracati e Morada Nova. São 13 cursos de graduação, 29 opções de pós graduação e 38 grupos de pesquisa. A distribuição geográfica está alinhada aos empregos gerados, explica Muchale.

Após a apresentação do estudo socioeconômico, a gerente dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, Marília de Souza, apresentou a metodologia da atividade e propôs que os participantes discutissem sobre o setor, dando informações mais reais e próximas das atividades que participam, visando contribuir para a construção do roadmap.

Nos dias 5 e 6 de abril, às 14h, na sede da FIEC, acontecem as Rotas Estratégicas Setoriais do setor de Economia Criativa/Turismo. Nos dias 10 e 11 de abril, também ás 14h, acontecem as Rotas do setor de Meio Ambiente.


As Rotas Estratégicas Setoriais – 2025 são uma iniciativa do Sistema FIEC com vistas a elaborar roadmaps, ou seja, mapas de trajetórias a serem percorridas para materializar, em até dez anos, o potencial percebido em cada um dos setores e áreas identificados como promissores para o Estado.

O projeto contém as seguintes etapas: estudos preparatórios; reuniões participativas denominados painéis de especialistas com agentes do governo, iniciativa privada, academia e terceiro setor; consulta eletrônica; sistematização e validação dos conteúdos.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA