Câmara Brasil Portugal debate cybersegurança no Café & Negócios

A Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE) realizou nesta segunda-feira (3/4), na Casa da Indústria, a primeira edição de 2017 do Café & Negócios, um encontro que visa a troca de informações, networking e a realização de negócios. O tema em debate foi “Cybersegurança Informática – As novas ameaças”, com cinco palestras de portugueses e brasileiros abordando diversos aspectos da questão e apresentando boas práticas.

O evento foi aberto pelo presidente da CBP-CE, Armando Abreu, que falou sobre a importância e a atualidade do tema. Segundo o relatório Tendências Internacionais em Segurança Cibernética, publicado em maio de 2016, 90% organizações no Brasil foram atingidas por, pelo menos uma violação de segurança em 2015. Já estudo realizado pela iBLISS em 2016 mostrou que quase 70% das vulnerabilidades encontradas nas empresas podem causar danos significativos ao negócio. "Eu mesmo já fui alvo de hackers", revelou.   

A programação foi aberta com uma palestra sobre ransomware, com o CEO & Partner da A2it Tecnologia (Grupo Additive), Miguel Costa Manso. Ele explicou que esta é uma das principais ameaças da indústria de TI e trata-se de um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

Para não ficar vulnerável a esse tipo de ameaça, o especialista aconselha as empresas a definirem uma estratégia em informática e investir em soluções de segurança eficazes e reconhecidas. “Uma das estratégias é manter backups atualizados e controlados”, disse.  

Em seguida, Francisco Baptista, Chefe de Operações do Sistema de TI do Governo de Portugal, abordou "O aumento da segurança pública através da partilha tecnológica policial – estudo de caso português". A terceira palestra foi sobre "Segurança na Cloud", ministrada por Vitor Costa, chefe da rede de segurança e network do Governo de Portugal. Já a “Segurança em IoT” foi tema da palestra de Braier Alves, gerente técnico no Brasil e Partner da A2it Tecnologia (Grupo Additive). O evento foi encerrado por Filipe Frasquilho, diretor de TIC da IPTelecom, que abordou o “Cibersecurity Awareness”.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA