Alunos do SENAI Mucuripe criam sistemas que melhoram comunicação em linhas de produção

Envolvimento de todos os alunos e instrutores da unidade: assim foi a realização do Grand Prix de Inovação Escolar do SENAI 2017 nas unidades de Horizonte e Mucuripe, realizado de 21 a 24/3. No SENAI Mucuripe (foto à direita), foram selecionadas como vencedoras da categoria Inova as seguintes equipes: Thundercats (1º lugar - ideia vencedora: Sistema de Controle de acesso à área de fabricação de bolinhos e snacks); Gera (2º lugar - ideia vencedora: Painel comunicador de led com alarme sonoro para o setor de produção industrial); e equipe Experts, em 3º lugar, propondo um monitor informativo de atividade do aprendiz.

A banca avaliadora da unidade foi formada por Themis Vieira Lima (engenheira de alimentos, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e analista técnica da área de alimentos e bebidas na UNED); Talita Helena de Sousa Silva Távora (engenheira de alimentos e analista do Escritório de Projetos da Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC) do SENAI) e Náyra de Oliveira Frederico Pinto (engenheira de alimentos, mestre em Engenharia Química na área de Processos Químicos e Bioquímicos, bolsista do Inova Talentos - Programa RHAE Trainee CNPq - IEL, e colaboradora do Escritório de Projetos da UNITEC/SENAI-CE).

Horizonte

Na competição oficial do GP 2017, um total de oito grupos e 32 alunos - selecionados segundo os critérios de frequência e nota - participaram do Desafio GP nos turnos manhã e tarde, no SENAI Horizonte (foto à esquerda). Os grupos apresentaram soluções aos desafios indicados pelas indústrias Indaiá e Westrock, utilizando ferramentas Canvas, Picht e MVP (projeto com viabilidade mínima). Em paralelo, os demais alunos foram divididos em seis equipes no Desafio Circuito, onde também elaboraram o Canvas para propor soluções a situações desafiadoras apresentadas pelo grupo docente.

A equipe vencedora do turno manhã do Desafio GP foi a  INOFIVE'S, com a criação de um aplicativo para Android e os de bloqueador de cartão SIM, como proposta para a Indaiá controlar os gastos de telefonia móvel, possibilitando a identificação e gerência. No turno tarde, a equipe vencedora foi a Alfa, com criação de um Sistema de Inspeção Total (SIT) para a empresa Westrock, em solução aos defeitos apresentados nos produtos finais, advindos de falhas desconhecidas no processo de produção.

PROGRAMAÇÃO - O Grand Prix continua até a próxima semana nas seguintes unidades: SENAI Parangaba - dias 29 e 30 de março e SENAI Maracanaú - dias 6 e 7 de abril. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA