SENAI/CE dá início à capacitação de jovens aprendizes na CSP

Com a palestra intitulada "Educar para Valores", ministrada pela professora Kelly Aguiar, a CSP realizou nesta segunda-feira (27/3) a aula inaugural do programa Jovem Aprendiz CSP com a participação do SENAI/CE. O evento, realizado no Centro de Treinamento da CSP, contou com a participação do Diretor de Operações, Dong Ho Kim, e de Gerentes Gerais da CSP, do Diretor Regional do SENAI/CE, Paulo André Holanda, além das equipes de Treinamento e Desenvolvimento da companhia e da Unidade de Educação do SENAI/CE.

A aula foi direcionada aos 35 jovens selecionados a participar da primeira turma do programa que em cinco anos deverá contemplar 350 alunos na faixa etária entre 18 e 24 anos. O Diretor de Operações da siderúrgica, Dong Ho Kim, disse que o programa de Jovens Aprendizes servirá de porta de entrada de muitos cearenses à empresa. “A CSP possui uma política de transparência e desenvolve programas específicos para capacitar os cearenses empregados aqui, especialmente das comunidades mais próximas. Esperamos que esses jovens tenham a capacidade de aprender e que possam usar esse conhecimento para tornarem-se líderes no futuro”, declarou.

O executivo ressaltou também a importância da parceria com o Sistema FIEC nesse e em outros programas e destacou a excelência dos serviços prestados pelo SENAI.  O diretor regional do SENAI/CE, Paulo André Holanda, falou aos jovens aprendizes da importância da CSP para a economia do Ceará e que a oportunidade de participar do programa deve ser encarada com grande responsabilidade e dedicação. “Nunca deixem de estudar e o mais importante: não esqueçam os valores éticos e morais. Eles são essenciais aos profissionais que estão por trás do sucesso industrial”.

O programa Jovem Aprendiz CSP foi idealizado numa parceria entre o Sistema FIEC, através do SENAI/CE, e da Companhia Siderúrgica do Pecém. Em janeiro de 2017, foi assinado o convênio para dar início ao programa e em seguida foi feita a seleção dos candidatos que contou com aproximadamente 12.000 inscritos. O programa tem foco nas atividades de Operador de Processos Siderúrgicos e Operador de Manutenção Eletromecânica e contará somente neste ano com recursos da ordem de R$ 1 milhão.

O programa Jovem Aprendiz CSP é parte do compromisso da empresa de desenvolvimento social e econômico na região. Serão capacitados 70 aprendizes a cada ano. A carga horária será de 520 horas/aula teóricas e 520 horas de prática profissional nas áreas da companhia, totalizando 1.040 horas/aula, o que corresponde a 8 horas diárias, respeitando todas as determinações da Lei da Aprendizagem (Lei Federal nº 10.097/2000).

A formação acontecerá nas dependências da CSP, com aulas teóricas ministradas pelo SENAI/CE e prática profissional sob a responsabilidade de orientadores da empresa. O aprendiz terá uma vivência, em profundidade, das rotinas, processos e procedimentos da CSP, experiência que não obteria apenas em um curso técnico.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA