Palestra do IEL/CE dá dicas sobre mercado de trabalho

Quando jovens, muitas dúvidas em relação ao futuro profissional aparecem. Qual faculdade cursar? Que profissão seguir? Como me adaptar ao mercado de trabalho? Na tarde desta quinta-feira (23/3), na Casa da Indústria, o repórter da TV Verdes Mares/Rede Globo no Ceará, Almir Gadelha contou as experiências profissionais dele e deu dicas para quem está passando por esse momento de dúvida.

A palestra gratuita foi promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e teve como tema “Mercado de trabalho: escolhendo a profissão certa”. Para um público composto, em sua maioria, por jovens, Almir relembrou os tempos de sua adolescência e como sua escolha profissional o fez chegar ao quadro Vida Real, da TV Verdes Mares.

Ele enfatiza que tomar a decisão certa em qual profissão seguir tem relação direta com a felicidade profissional e com o fato de ser bem-sucedido. “O dinheiro é uma consequência, um agente motivacional, porém ser bem-sucedido significa amar o que faz”, afirmou. Com um público de mais de 1 milhão de pessoas assistindo ao quadro Vida Real, o repórter relembrou de tudo que passou em outras emissoras e de todo o aprendizado que adquiriu com suas experiências acadêmicas. “Aprendam todo dia alguma coisa. Isso servirá para o futuro profissional de cada um de vocês”, aconselhou.

Almir elencou algumas dicas para quem está com dúvidas em relação à escolha profissional:

- Fazer uma lista de pontos fortes e fracos em um possível ambiente de trabalho: sei trabalhar em equipe? Prefiro trabalhar sozinho? Gosto mais de ambientes internos ou externos?

- Ver Guia do Estudante na internet e conhecer cursos;

- Fazer lista enxuta de cursos que você tenha interesse;

- Procurar profissionais das áreas nas redes sociais para ver como é o dia a dia deles;

- Se livrar das crenças e dos rótulos: nada na vida é fácil!

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA