Seminário discute combate e prevenção a Chikungunnya

Diante da crise epidêmica de dengue, zika, e chikungunya que assola o Estado, a Assembléia Legislativa criou, há um ano, a Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti. Como parte das ações efetivas de combate ao mosquito, a entidade realiza na próxima segunda-feira (dia 27/03), a partir das 8h, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), o I Seminário "Chikungunya: Conhecer para Prevenir e Combater - Experiências e atitudes para o enfrentamento do Aedes Aegypti". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

O objetivo do seminário é o de reunir gestores municipais, estaduais, profissionais da saúde, especialistas da área do controle das arboviroses, instituições de ensino e pesquisa, empresários e demais segmentos da sociedade, com a finalidade de ampliar os conhecimentos, promover debates e compartilhar ideias e experiências bem sucedidas que contribuíram para o enfrentamento das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti no Ceará. 


A FIEC é uma das entidades que fazem parte da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti, a convite do deputado estadual Carlos Matos - juntamente com outras organizações, como Associação dos Municípios do Estado do Ceará - APRECE; Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS; Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde - CONACS; Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará - COSEMS-CE; Conselho Estadual de Saúde do Ceará - CESAU; Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS; Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP; Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ; Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF; Ministério Público (Promotoria de Defesa da Saúde Pública e Centro de Apoio Operacional e Cidadania - CAOCIDADANIA); Ordem dos Advogados do Brasil - (OAB-CE); Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará; Secretaria da Saúde de Fortaleza - SMS; Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - SESA; Universidade de Fortaleza - UNIFOR e Universidade Federal do Ceará - HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS.
SOBRE A FRENTE - A Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti foi instituída no dia 23 de março de 2016, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, com o objetivo de colaborar e articular, em conjunto com a sociedade civil, medidas para a erradicação do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya.


O colegiado é presidido pelo líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Carlos Matos, e tem como integrantes os parlamentares: Deputado Leonardo Pinheiro (PP), relator; Deputado José Sarto (PDT); Deputado Fernanda Pessoa (PR); Deputado Agenor Neto (PMDB); Deputado Roberto Mesquita (PSD); e Deputado Evandro Leitão (PDT).


Desde que foi instituída, a Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti já promoveu diversas ações na busca pela promoção de uma maior articulação entre as instituições privadas, públicas (no âmbito estadual, municipal e federal) e sociedade civil. Desse modo, já foram realizadas oito reuniões técnicas, uma oficina temática, três audiências públicas, uma visita ao município de Pedra Branca e um encontro regional em Quixeramobim.

SERVIÇO:
I Seminário "Chikungunya: Conhecer para Prevenir e Combater - Experiências e atitudes para o enfrentamento do Aedes Aegypti"
Inscrições gratuitas - clique neste link
Dia 27 de março de 2017 - das 8h30 às 17h30
Local: Auditório da UNIPACE - Rua Barbosa de Freitas, S/N Fortaleza, Ceará.
Mais informações: (85) 3277-2568 / 2569

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA