Estudantes alemães conhecem história da Indústria cearense

" A cultura do Brasil é bastante diferente da cultura alemã. Os alemães são mais diretos em diálogos. Percebi também que as industrias brasileiras e alemãs também possuem tecnologias e rotinas diferentes e algumas semelhanças produtivas. Me surpreendeu encontrar uma máquina antiga de impressão gráfica alemã e como as energias renováveis estão bem avançadas no Ceará. Acredito que os dois países podem avançar ainda mais no intercâmbio de experiências industriais."

Essas são as impressões da estudante alemã Annika Fuchs, de 24 anos, que fala português e faz parte de um grupo de 33 estudantes do programa de Especialização em Gestão Empresarial da Faculdade da Indústria Iel/PR, em parceria com o programa de mestrado em Gestão Internacional da Universidade de Steinbeis, da Alemanha. Eles visitaram o Museu da Indústria na tarde dessa quarta-feira, 15/3. Eles ficam no Ceará até o próximo fim de semana quando visitarão indústrias nos ramos eletrometalmecânico, de energias renováveis e de beneficiamento de castanha do caju na Grande Fortaleza. Essa é a segunda visita de estudantes alemães ao Museu em menos de um ano.

No Museu da Indústria, eles conheceram dados socioeconômicos do Estado e da Indústria local, os serviços ofertados pelo Sistema FIEC, e a exposição de longa duração “História da Indústria no Ceará”. Ficaram fascinados em reconhecer uma impressora da empresa Heidelberg, fabricada na cidade  alemã de mesmo nome,  exposta no Museu. A máquina produzida pela companhia líder mundial na fabricação de equipamentos para impressão em offset foi doada pelo SENAI.

Na oportunidade eles foram recebidos por gestores do Museu, e  acompanhados pelo analista Marcelo Sobreira, da área de Educação e Carreiras do IEL/CE, e pela coordenadora de Comércio Exterior do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Veridiana Grotti de Soarez.

A visita fez parte da articulação entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e a Faculdade da Indústria do IEL/Paraná, que conta, ainda, com apoio do Centro Internacional de Negócios da FIEC. Nos próximos dias, como parte da programação, eles visitaram as empresas Amêndoas do Brasil, Wobben (Caucaia/CE) e Durametal (Maracanaú/CE), para conhecer seus processos de internacionalização e comércio exterior com a Alemanha.

A analista de negócios da Faculdade da Indústria IEL do Paraná, Simone Alvarenga, afirma que  essa é uma oportunidade dos alunos conhecerem a história do Brasil, a sua industrialização e a diversidade cultural. "Há possibilidade do equipamento cultural e das industrias cearenses receberem visitas de mais três turmas de alunos da Alemanha até o segundo semestre de 2017", revela.

No dia 24 de novembro do ano passado, outros estudantes alemães deste mesmo programa visitaram Museu da Indústria.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA