SENAI qualifica 200 novos profissionais para Indústria

Com o sorriso estampado no rosto, a estudante Camila Amorim da Silva, de 20 anos, formou-se em técnico em Edificações do SENAI Jacarecanga. A empresa onde ela trabalha ofereceu a oportunidade dela fazer esse curso técnico de aprendizagem como forma de reforçar o currículo para o mercado de trabalho onde atua. "Tenho o sentimento de gratidão com a formatura. Vou levar para a vida pessoal e profissional a amizade que fiz com os colegas de sala e toda a aprendizagem que eu tive pela dedicação dos professores em compartilhar o conhecimento", manifestou satisfação.

Camila faz parte do grupo de 200 alunos que receberam diplomas de formação em 14 diferentes profissões para Indústria durante a 2ª Colação Integrada dos Cursos Técnicos do SENAI. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira, 9/3, no La Maison Dunas Buffet em Fortaleza.

Os concludentes estudaram durante dois anos em cursos técnicos de nível médio  nas seguintes áreas: Automação, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Vestuário. São alunos da Aprendizagem Industrial, muitos deles do Programa PRONATEC. Os formandos são oriundos de quatro unidades do SENAI na Grande Fortaleza: Parangaba, Jacarecanga, Barra do Ceará e Maracanaú.

O evento que marcou a certificação e a entrada desses alunos no mercado de trabalho foi prestigiado por gestores do Sistema FIEC, educadores do SENAI, representantes de universidades e da Secretaria de Educação do Ceará. O diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, representou o presidente da FIEC, Beto Studart no evento. Muitos empresários e presidentes dos sindicatos industriais confraternizaram com os estudantes do SENAI. Eles foram representados pelo presidente do Sindialimentos, André Siqueira.  O ex-presidente da FIEC, Roberto Macedo, fez questão de acompanhar a solenidade que simbolizou um novo passo na trajetória desses jovens.

O diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, foi o anfitrião da festa. Em sua fala, ele disse que a educação é a base de tudo e que nenhum país rico se desenvolveu sem posicionar a educação como estratégia. "Vocês formandos do SENAI terão um papel extremamente importante no desenvolvimento do nosso estado, pois estão preparados para ingressar no mercado de trabalho que exige conhecimento. Já estão na elite intelectual do nosso estado. Nunca deixem de estudar, sejam sempre éticos diante da vida", motiva.

Ao compartilhar com todos a mensagem do presidente Beto Studart, que não participou da Colação por motivo e força maior, o diretor Ricardo Cavalcante elogiou a performance do aluno Gabriel e disse estar emocionado com os brilhos nos olhares dos estudantes e familiares diante daquele momento especial.

Em sua mensagem, Beto Studart afirma que o Brasil vive um quadro que considero de transição e quando passarmos por esse instante o mercado vai exigir um outro perfil de profissional. Segundo ele, esse profissional deve estar apto a enfrentar o desafio de conduzir os destinos de um novo Brasil. Um Brasil que não mais aceitará desvios éticos que manchem a nossa capacidade e ousadia de trabalhar.

"Temos acompanhado por exemplo, a discussão em torno da reforma do ensino médio como se fosse um retrocesso, quando na verdade talvez seja um dos maiores avanços que se propõe em termos de educação no país, que é a possibilidade de compatibilizar as trilhas formativas com a formação técnica profissional", defense Studart.

"Como empresário posso assegurar que os nossos colaboradores oriundos do Senai estão em consonância às necessidades de nossas empresas quanto ao patamar de competitividade que a chamada quarta revolução industrial exige", reforça o presidente da FIEC.

A cerimônia foi tradicional para outorga do grau de habilitação técnica aos alunos. Carlos Eduardo Ximenes Aragão foi a voz dos professores na formatura. O formando Lucas Peixoto Lima, do curso Técnico em Modelagem do SENAI Parangaba, falou em nome dos concludentes. Ruana Nascimento dos Santos, formanda do curso técnico de Automação, conduziu o juramento.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA