FIEC será interlocutora dos ramos da alimentação e químico na Rede Sindical da Indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará será a interlocutora dos setores industriais da Alimentação e Químico e Farmacêutico durante o ciclo 2017 da Rede Sindical da Indústria. A escolha foi feita pela Confederação Nacional da Indústria(CNI). O anúncio foi feito pela gerente Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, durante a primeira edição do Diálogo da Rede Sindical transmitido por meio de videoconferência para todas a federações das indústrias do país. Aqui no Ceará a transmissão aconteceu no auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria em Fortaleza. Industriais cearenses e diretores do Sistema FIEC acompanharam o evento que debateu as ações da rede em 2017 , os cenários político e econômico do país, além das perspectivas da Indústria em 2017. Também foi apresentado o aplicativo da Rede Sindical.

Caberá a FIEC, como interlocutora de dois segmentos, participar ativamente dos canais de relacionamento da Rede Sindical, compartilhando informações relevantes; divulgar, orientar, responder dúvidas e levantar informações solicitadas pelo participantes; mediar e ser o porta-voz de demandas coletivas dos integrantes do setor à CNI, observando à hierarquia do Sistema Indústria; e divulgar e participar de reuniões do intercâmbio de lideranças setoriais de cada ramo.

Os encontros de intercâmbio dos ramos químico e farmacêutico e da alimentação já estão agendados pelo calendário divulgado na videoconferência, Serão nos dias 24/8 e 9/11 respectivamente. Todo esse trabalho será conduzido pelo Núcleo de Convênio e Parcerias, conduzido pela gerente da Dana Nunes.

Com a presença de vários presidentes de sindicatos patronais da indústria, a abertura do evento foi feita pelo diretor de políticas e estratégia da CNI, José Augusto Coelho Fernandes. A gerente executiva de desenvolvimento associativo da CNI, Camilla Cavalcanti discutiu as ações da Rede Sindical da Indústria em 2017 e o sócio diretor da CAC Consultoria Política, Luciano Dias, abordou o cenário econômico. O último palestrante é o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Coelho Fernandes, que fez um balanço sobre as oportunidades para atuação do Sistema de Representação da Indústria. A programação foi finalizada com o debate com perguntas enviadas pelo grupo de whatsapp “Diálogos da RSI”.

Segundo o presidente do Sindquímica Ceará, a escolha do setor químico é o fruto da interlocução que o segmento tem com a FIEC juntamente com a CNI. " Reflete o resultado das nossas ações para criação de tecnologias e inovações para melhorar a produtividade e competitividade das nossas indústrias", certifica.

O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, considera importante essa posição nacional que o Sindialimentos assumiu por meio da FIEC com relação ao setor de alimentos. " Os debates nacionais, demandas e decisões importantes para o ramo vão passar pela FIEC que terá um papel de protagonista na ponta do processo", comemora. 


Sobre a Rede Sindical

A Rede Sindical da Indústria foi criada em 2014, a partir da crescente demanda dos sindicatos por um espaço para interação entre eles, as federações e a CNI. Trata-se de um ambiente virtual que visa estimular o relacionamento dos sindicatos entre si e com suas federações e a CNI, observando a estrutura hierárquica do Sistema Indústria, por meio da criação e manutenção de canais para troca de informações, realização de consultas e mobilização sobre assuntos de interesse da indústria.

A Rede é formada por grupos de discussão setoriais que viabilizam e estimulam o intercâmbio de experiências entre as lideranças sindicais de 15 setores industriais: alimentação; base florestal; bebidas, calçados; cerâmica; construção civil; gráfico; laticínios; metalmecânico; panificação; plástico; químico e farmacêutico; reparação; têxtil e vestuário. Envolve 26 federações, com 49 participantes dessas instituições e participação de 664 líderes executivos na rede sindical.

As ações e ferramentas que compõem a Rede Sindical da Indústria são encontros(intercâmbio de lideranças setoriais; bate-papo sindical;Diálogos da Rede Sindical da Indústria); o aplicativo da rede sindical; catálogo online de boas práticas sindicais; grupos setoriais no whatsapp e e-mails. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA