Governador anuncia liberação de recursos para polo químico de Guaiúba

O governador Camilo Santana anunciou hoje pela manhã, durante solenidade em frente à Câmara Municipal de Guaiúba, na região metropolitana de Fortaleza, a liberação de recursos para construção do Polo Industrial Químico de Guaiúba, o Guiaba Chemical Park. O evento contou com a presença do presidente da FIEC, Beto Studart, e uma caravana de industriais cearenses. Na ocasião foi empossado como secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, César Ribeiro. O polo químico de Guaiúba vai contar com 27 empresas, gerando 1.967 empregos diretos, com investimento do Governo do Ceará superior a R$ 10 milhões, através da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e das secretarias do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Infraestrutura (Seinfra).

Idealizado pelo Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica), o Polo Industrial Químico de Guaiúba é uma das grandes conquistas do setor. O Guaiúba Chemical Park é um condomínio de indústrias químicas pioneiro no país, com compartilhamento de serviços comuns como portaria e restaurantes. Será inovador ainda pela gestão aplicada por meio da metodologia de interação empresarial permitindo que empresas pequenas ou grandes tenham o melhor da gestão de cada uma, flexibilidade e volumes de produção. Será um marco para indústria cearense e brasileira.

Ao destacar a importância do evento, o governador Camilo Santana ressaltou o arrojo da iniciativa que partiu dos próprios empresários, após diversas discussões e negociações para a sua concretização. Ele lembrou que ao oferecer a estrutura necessária para a instalação do empreendimento, o poder público faz a sua parte, deixando a parte operacional com o setor produtivo. "Essa parceria entre o setor produtivo e o governo vai gerar emprego e melhoria da qualidade de vida para a população dessa região do Estado, trazendo emprego e renda para muitas famílias", afirmou. Já o presidente da FIEC, Beto Studart, citou o setor químico como um dos mais importantes do Ceará e a concretização do polo químico trata-se de um sonho de abnegados que há muito tempo vem lutando por esse empreendimento.

O presidente do Sindquímica, Marcos Soares, ressaltou a solenidade como um marco para o setor químico cearense, citando que há cerca de dois anos representantes do segmento vem discutindo a implantação do polo nos moldes de um condomínio empresarial. Soares disse ainda que a iniciativa pioneira representa a força do cearense quando quer atingir seus objetivos. O prefeito de Guaiúba, Marcelo Fradique, ressaltou que o polo químico coloca a cidade da Guaiúba na cena econômica do Ceará. "Teremos um empreendimento nos moldes de outros grandes existentes no Ceará".


                    

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA