Workshop na sede da FIEC apresenta oportunidades e desafios nas relações entre Noruega e Ceará

O Centro Internacional de Negócios da FIEC e a Embaixada da Noruega no Brasil juntamente com o Consulado da Noruega no Ceará, o Conselho Norueguês da Pesca (Norwegian Seafood Council) e a Innovation Norway realizam na próxima quarta-feira 22/2, das 13h30 às 19h, na Casa da Indústria, o workshop “Relações Noruega & Ceará – Oportunidades e desafios”. O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas.

A programação está dividida em três painéis. O primeiro irá abordar o panorama geral das articulações norueguesas no Brasil, o seguinte será sobre aquicultura e o último sobre frutos do mar. O objetivo é estimular a troca de informações e experiências entre o Ceará e a Noruega. Contará com a participação do ministro conselheiro da Embaixada da Noruega no Brasil, Jan Dybfest, e o cônsul honorário da Noruega em Fortaleza, Marcos Aurélio Soares de Castro.

“A partir dessa aproximação, a ideia é incentivar negócios entre empresas cearenses e norueguesas, fomentando o comércio internacional”, explicou o superintendente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Eduardo Bezerra.

O evento faz parte da programação no Ceará em alusão à chegada do navio-escola norueguês Sørlandet. O navio acaba de percorrer a costa sul africana e ficará atracado em solo brasileiro de 19 a 24 de fevereiro, em Fortaleza. Há décadas ele servia para formação de marinheiros e hoje está aberto para jovens que queiram aprender não só a velejar, mas também de preencher toda uma grade curricular a bordo – que inclui cursos de ciências, matemáticas, educação física, arte, literatura e redação, espanhol e etc. Atualmente o navio carrega 50 alunos a bordo e, embora maior parte seja da Noruega, também existem jovens de outras nações como Estados Unidos e Hong-Kong.

"O navio-escola Sørlandet tem uma longa história de velejar ao redor do mundo e oferecer para jovens a oportunidade de conhecer outros países e culturas, bem como aprender sobre transporte internacional e marítimo. Estou muito satisfeita que o Sørlandet escolheu o Brasil, especificamente a cidade de Fortaleza, como um de seus destinos em 2017. O Estado do Ceará tem muitas semelhanças com a Noruega, entre elas uma longa tradição de navegação marítima, e de exportação e produção de peixes. Espero que a visita do navio a Fortaleza seja o começo de uma relação frutífera entre a Noruega e esse Estado brasileiro", afirma Aud Marit Wiig, embaixadora da Noruega no Brasil.

Serviço:
Workshop “Relações Noruega & Ceará – Oportunidades e desafios”
Data: 22/2
Horário: 13h30 às 19h
Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota)
Inscrições AQUI

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA