Conselho Temático de Meio Ambiente recebe deputado Carlos Matos

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Cotema) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu ontem (7/2), na Casa da Indústria, o deputado estadual Carlos Matos (PSDB) para tratar das ações da Comissão Especial de Acompanhamento e Monitoramento das Obras de Transposição do São Francisco da Assembleia Legislativa do Ceará, presidida pelo deputado.

O deputado analisou as políticas públicas dos governos federal e estadual quanto à crise hídrica. “A estratégia deve ser se preparar para o pior cenário. A transposição é muito importante para o estado mas o foco não pode ser esse. Ela não terá impacto significativo, por exemplo, sobre os principais consumos, que são a região de Jaguaribe e Fortaleza”, avaliou.

A comissão, entre outras ações, elaborou 24 propostas para evitar o colapso hídrico. Entre elas, a sugestão de parar o fornecimento às termoelétricas ou substituir por fonte hídrica, diminuir o consumo em Fortaleza em 20%, diminuir o desperdício da Cagece de 42% para 30%, além de investimentos em poços e adutoras. Para o setor produtivo, Matos sugeriu o investimento em reuso e a busca por outras fontes para o abastecimento dos negócios.

Matos apontou que é preciso investir em salinização para garantir maior segurança hídrica. “Não é possível parar o desenvolvimento por falta de água”, frisou. Ele defendeu ainda a outorga inteligente (distribuição estratégica de água), uso racional e eficiente, a busca de novas fontes e a revisão de tarifas. O presidente do Cotema, Marcos Albuquerque, mostrou preocupação com a situação hídrica do estado. “Estamos atentos para que realmente aconteça algo para resolver o problema hídrico. Vemos muitos planos e propostas mas nada acontece. Há centenas de anos o Ceará sofre com seca e nada efetivo é feito”, disse.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA