Cointec realiza primeira reunião de 2017

O Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC (Cointec) realizou na tarde de hoje (3/2) a sua primeira reunião de 2017. Para o presidente do Cointec, Sampaio Filho, o encontro marca o início de um ano desafiador para o grupo. “O nosso principal desafio é fortalecer as ações de interiorização na área de inovação e tecnologia, tanto na região do Cariri, como no Baixo Jaguaribe e na Região Norte”. Nesse sentido, Sampaio reforça a importância das instituições parceiras que têm assento no Cointec e que também têm representatividade nessas regiões.

Durante o encontro, foi apresentado o roteiro da missão do Cointec à Portugal, a ser realizada de 6 a 10 de fevereiro, quando serão visitados institutos de tecnologia e inovação de várias cidades portuguesas. “Teremos uma audiência com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e com o presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, Paulo Ferrão. Vamos retribuir a visita que eles fizeram à Federação, em que foram colocados alguns desafios para o setor produtivo e para o Governo do Estado do Ceará. Esperamos fazer acordos de cooperação entre os dois países. Teremos pesquisadores e empresas de lá e de cá juntas, formando um elo forte. Queremos que isso se formalize e que os frutos possam ser colhidos já este ano”, explicou Sampaio.

A reunião também contou com exposições do professor Jorge Soares, diretor de inovação da Funcap, sobre estratégias de editais de Inovação do Estado do Ceará; do Superintendente do SESI, César Ribeiro, sobre o Instituto de Inovação do SESI; e do assessor especial do Núcleo de Economia e Estratégia, Mário Gurjão, sobre a integração do ecossistema de empreendedorismo e inovação da FIEC.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA