Empresas associadas ao SIMEC poderão fornecer serviços para Cimento Apodi

Trinta e cinco empresários do ramo eletrometalmecânico reuniram-se nesta quarta-feira, 25/1, com o presidente e diretores da Cimento Apodi. A reunião aconteceu no Núcleo de Expansão Industrial na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza. Os convidados expuseram quais as demandas e necessidades da empresa a fim de constituir possíveis parcerias com potenciais fornecedores associados ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (SIMEC). Essa novidade tinha sido anunciada na última reunião da diretoria do SIMEC com os associados.

Muitas das empresas associadas já são fornecedoras da Cimento Apodi nas unidades de Quixeré e São Gonçalo do Amarante. Mas o cadastro de fornecedores pode aumentar. Os requisitos mínimos é que os associados ao SIMEC atendam ou esteja certificados em normas regulamentadoras de Segurança do Trabalho. A Cimento Apodi necessita de fornecedores sobretudo que forneçam serviços de manutenção dentro da linha de produção e no parque fabril. As indústrias associadas ao SIMEC Limoeiro poderão receber ajuda da Central de Compras da entidade.

De acordo com o presidente do SIMEC, Sampaio Filho, as empresas interessadas em ser fornecedoras da Cimento Apodi e que ainda não estejam atendendo aos requisitos mínimos podem fazer uso dos recursos dos projetos aprovados no Procompi para solicitar ao Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop) da FIEC consultorias, palestras e qualificações que possam atestar a qualidade e excelência dos serviços. O Procompi é desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Participaram do encontro empresários e líderes ligados ao SIMEC nas Regiões Metropolitana de Fortaleza e no Jaguaribe, da diretoria regional do SIMEC em Limoeiro do Norte. O presidente do sindicato, Sampaio Filho, acompanhou e participou desse momento ao lado do presidente da Cimento Apodi,  Adauto Farias, e dos diretores industriais da Companhia, João Butkus, e de Suprimentos, Ronaldo Moura.

O diretor João Butkus disse que como a Região Nordeste não tem muita tradição na indústria cimenteira, a Cimento Apodi, quando montou fábricas no Ceará, teve dificuldade em conseguir fornecedores como acontece em Minas Gerais. Lá as industrias tradicionalmente possuem empresas fornecedoras em serviço de manutenção de componentes elétricos na linha de produção.

"A Apodi vem buscando essas parcerias com empresas locais, gerando emprego e renda e estimulando a economia no estado. Para se cadastrar, exigimos um cuidado muito grande com os funcionários que vão prestar serviço para que estejam dentro das normas de segurança do trabalho. Não temos um cadastro pronto e esperamos que a lista de parceiros aumente com o apoio da FIEC a fim que evitemos contratar serviço de fora", disse Butkus.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA