Juros do FNE caem para 7,65% ao ano

2017 começa com uma boa notícia para o setor produtivo do Nordeste.  O Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu os juros do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) de 11,18% ao ano para 9% ao ano, podendo chegar a 7,65% ao ano com o bônus de adimplência de 15% para quem paga a parcela da dívida no vencimento. A medida é válida para financiamentos contratados até 31 de março de 2017. 

Os encargos são referentes aos financiamentos com a finalidade de investimento, inclusive com capital de giro associado, para empreendedores com receita bruta anual de até R$ 90 milhões. Para investimentos de empreendedores com receita bruta anual acima desse patamar, a taxa caiu de 12,95% ao ano para 10,59% ao ano, chegando até a 11,01% com o bônus. Com os recursos do FNE, os empresários podem investir na modernização das empresas, ampliação e eficiência energética, entre outras.

O presidente da FIEC, Beto Studart avalia como positiva a medida. "É uma decisão importante. Mostra a preocupação do governo federal com a expansão do crédito, elemento fundamental para a retomada da atividade econômica". O coordenador do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Fernando Castelo Branco, é cauteloso em relação aos impactos da redução das taxas, mas reforça que é positiva. “As taxas estão em um patamar atraente e os resultados dessa redução virão com o tempo. As empresas já podem começar a se programar e fazer um planejamento de investimentos”.

O FNE é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento. Provido de recursos federais, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Contempla os setores industrial, agrícola, comércio, serviços e turismo.

A redução das taxas contempla outras finalidades do crédito do FNE, conforme tabela elaborada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC. Confira:

Mais informações e encaminhamentos: Unidade de Fomento do Núcleo de Economia do Sistema FIEC -  fomento@sfiec.org.br / (85) 3421 5461 e 5450.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA