Empresa associada ao Sindialimentos é destaque em execução de projeto no TECNOVA-CE

A empresa Piscis, associada ao Sindialimentos Ceará, ganhou destaque como excelente exemplo de execução de recursos do Programa TECNOVA-CE no projeto da sua unidade móvel para o abate e beneficiamento da tilápia. O reconhecimento público foi anunciado oficialmente durante a solenidade de encerramento do primeiro ciclo de atividades do Programa no dia 13/12, no Auditório da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, no Palácio Iracema, com a presença de empresários, pesquisadores, fornecedores e autoridades estaduais. O superientendente do IEL Ceará, Ricardo Sabadia, prestigiou o evento.

O Ceará por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) foi exemplar na execução desse programa e recebeu reconhecimento público dos Dirigentes da FINEP.

A unidade móvel foi apresentada para convidados durante a Mostra Tecnológica dos produtos e serviços desenvolvidos por 16 empresas participantes do Tecnova-CE, realizada em paralelo à solenidade.

O equipamento da Piscis, o primeiro do tipo no Brasil, é um "abatedouro móvel" que permite realizar todo o processo de abate do pescado, desde a limpeza do peixe na esteira, retirada de vísceras, pele e corte.

O gerente de negócios da Finep, Marcelo Camargo, lembrou o esforço empreendido pela Secitece para que o Ceará pudesse participar do programaTecnova. "Persistimos e essa disciplina fez com que alcançássemos os resultados que estão sendo mostrados hoje aqui, mas dada disso teria valor se não transformar as ideias em negócios", garante.

Para ele, "os estados tem que ser sócios dessas iniciativas inovadoras que envolvem risco para dar chance às empresas de concretizar suas ideias". "Essas 29 empresas são a prova de que o nosso País vai dar certo e com melhor distribuição de renda".

O secretário Inácio Arruda destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas empresas para o benefício da sociedade, como a unidade móvel de beneficiamento de tilápia desenvolvida pela Piscis. "Algo era lixo, poluía, transformado em produto".

Na avaliação do secretário, essas iniciativas integram o movimento de incubação que tem ganhado espaço no Estado. "Mesmo no quinto ano consecutivo de seca, o Governo do Ceará achou que era importante investir em programas de inovação como o Tecnova-CE e o Inovafit e na instalação do nosso Parque Tecnológico. Essa é uma decisão política que permite a transformação de pesquisa básica em produtos que já estão nas mãos do consumidor", aponta.

O Tecnova-CE foi o primeiro dos 19 estados brasileiros a concluir o projeto. O empresário André Siqueira enaltece a excelência da SECITECE e dos parceiros na execução do programa. " O Ceará foi o Estado que melhor executou os recursos desse programa da FINEP e apoio a SECITECE e a importância dela pleitear novos recursos para o Estado em 2017", enfatiza.

Saiba mais

Programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), coordenado e executado pela Secitece e co-executado pela Fundação Astef, RIC e a FIEC , o Tecnova-CE disponibilizou R$ 20 milhões em  recursos de subvenção econômica no financiamento de 29 empresas cearenses de base tecnológica em setores estratégicos para o Estado: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.


A empresa Piscis irá apresentar sua unidade móvel para o abate e beneficiamento da tilápia. Primeiro equipamento do tipo no Nordeste, o "abatedouro móvel" permite realizar todo o processo de abate do pescado, desde a limpeza do peixe na esteira, paralisia com choque nos tanques, retirada de vísceras, pele e corte.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA