Sindienergia-CE afirma que cancelamento de leilão ameaça setor de energias

O mercado de energias foi surpreendido no dia 14/12 com a notícia do cancelamento do 2º LER - Leilão de Energia de Reserva, que iria ocorrer na próxima segunda-feira, dia 19/12.

Conceitualmente, a contratação da energia de reserva foi criada para elevar a segurança no fornecimento de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), com energia proveniente de usinas especialmente contratadas para esta finalidade (Solar e Eólica) – seja de novos empreendimentos de geração ou de empreendimentos existentes. Portanto, trata-se de um “seguro” no suprimento de energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia havia sinalizado para o mercado a realização de leilões anuais de energia renovável, com o intuito de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva de energia no Brasil.

O cancelamento desse 2º LER - Leilão de Energia de Reserva implica em muitas consequências negativas para o setor de Energias Renováveis, tendo em vista que os empreendedores haviam despendido recursos financeiros para a participação no citado leilão. Além disso, o desenvolvimento desse mercado requer Planejamento e Previsibilidade, ao nosso ver dois itens muito importantes, que se mostraram ausentes nessa decisão informada às vésperas do leilão.

O Sindienergia tem conhecimento de empresas internacionais que esperavam este leilão para se instalar no Ceará, o que ia dinamizar o tecido empresarial e reduzir substancialmente os números de desemprego, e otimizar com os seus conhecimentos e experiência as empresas já existentes.

Podemos dizer que o Ceará foi especialmente afetado, tendo em vista como já foi referido o possível recuo de empresas europeias e ser este um dos poucos estados do Brasil que dispunha de projetos e capacidade de escoamento de energia, com 16% dos projetos habilitados, representando 1,2GW de energia, com possibilidades de investimentos da ordem de R$ 5 bilhões de reais e criação de 15 mil empregos na cadeia produtiva de energia renovável.


Sindienergia - Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA