Missão leva empresas moveleiras do Ceará para o Panamá

De 28 de novembro a 2 de dezembro, uma comitiva de sete empresas filiadas ao Sindmóveis participa, com o apoio do Centro Internacional de Negócios da FIEC e da CNI, de uma missão empresarial ao Panamá. O objetivo é prospectar negócios e novas oportunidades comerciais com compradores de países da América Central. A missão é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o apoio do Projeto Brazilian Furniture e da Abimóvel e conta com um total de mais de 25 empresas de todo o país.

O presidente do Sindmóveis, Osterno Júnior, explica que a ação realizada no Panamá busca ampliar e consolidar a participação das exportações cearenses de móveis no mercado das Américas. “Participamos durante o ano de diversas ações do projeto Ceará Móveis Export e a nossa expectativa é de que esse trabalho gere resultados efetivos em breve. Os nossos produtos têm tido uma boa aceitação no exterior e a nossa estratégica é investir cada vez mais na internacionalização das empresas para avançarmos”, declarou. 

A missão contará com rodadas de negócios, visitas técnicas e seminários sobre o ambiente de negócios dos países. As informações da viagem foram repassadas aos empresários nesta quinta-feira (24/11) numa reunião na FIEC.

A América Central é alvo da indústria moveleira brasileira pelo potencial econômico dos países que fazem parte do continente que possuem previsões de crescimento do PIB na casa dos 11%, sendo que o PIB da construção civil nesses países varia de 4% a 21%. “Onde há prédios sendo erguidos há necessidade de móveis”, justifica o presidente. As exportações cearenses para o Panamá se concentram, atualmente, no setor de calçados; preparações de produtos hortícolas, de frutas e plantas; ferro fundido, ferro e aço. O Ceará exportou, em 2015, um total de US$ 3,5 milhões ao país. O setor de móveis somou US$ 14,7 mil em exportações ao Panamá.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA