Parque Botânico completa 20 anos e presta homenagem a representantes da indústria

No último domingo (13/11), pela manhã, o Parque Estadual Botânico celebrou 20 anos de existência. Na ocasião, foram homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para criação do Parque, tais como o senador Tasso Jereissati, e gerente do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC e ambientalista Renato Aragão e os empresários Jorge Parente, Francisco das Chagas Magalhães, Fernando Cirino Gurgel e Hermano Franck Júnior. Entre as empresas, Petrobrás, Gerdau, Vitória, Construtora Cumbuco, Makro Atacadista, Ypioca e Colonial.

A solenidade que marcou o aniversário foi iniciada com exibição do vídeo institucional do Parque. O diretor do Botânico, George Feijão, mostrou fotos do equipamento e falou sobre as diversas atividades internas e externas de pesquisa, lazer, eventos, educação ambiental. Agradeceu aos idealizadores, na pessoa do ambientalista Renato Aragão, e aos funcionários do Parque.

Na mesa, Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Ceará; Elano Damasceno, Instituto do Meio Ambiente de Caucaia; Paulo Guerra, vice-prefeito de Caucaia; Naumi Amorim, prefeito eleito de Caucaia; Renato Aragão, ambientalista; vereador Quico do Cazuza, representando a Câmara Municipal de Caucaia. Bruno ressaltou as parceiras que foram fechadas com as iniciativas pública e privada para o surgimento do Parque. Anunciou também o lançamento dos projetos Viva o Parque e Parque Escola. Este último organizará aulas de campo nas Unidades de Conservação para estudantes da rede pública. Renato Aragão contou a história do surgimento do Parque.

No mesmo dia, foi iniciado o projeto Viva o Parque, que ocorrerá todos os domingos, de 7h às 12h. Centenas de famílias participaram de atividades gratuitas, dentre elas: tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais. A criançada, por sua vez, participará de brincadeiras, jogos coletivos, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua e malabares. A empresa Vitória disponibilizou linha de ônibus, que funcionará todos os domingos, para a população de Caucaia que quiser deslocar-se até aquela Unidade de Conservação.

Para encerrar as festividades será realizado o “Café Mundial no Botânico”, no dia 17/11, das 8h às 12h, no auditório do equipamento, com o propósito de ampliar a compreensão sobre o Parque como espaço público essencial para preservação do meio ambiente e promover o bem-estar e qualidade de vida da comunidade do seu entorno. Vários representantes de instituições ligadas ao movimento ambiental estarão presentes.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA)

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA