Superintendente do SESI-CE e Diretor do SENAI-CE, Paulo André Holanda, prestigia abertura da Expo Favela Ceará
A Expo Favela Ceará, maior feira de inovação e empreendedorismo que conecta startups e empreendedores de comunidades periféricas a empresários e investidores, teve início nesta quarta-feira (22/11), no Centro de Eventos do Ceará. O evento se consolida como uma plataforma de transformação social, promovendo palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes e outras atividades idealizadas por moradores das favelas do estado.
Representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, o Superintendente Regional do SESI-CE e Diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda, participou da cerimônia de abertura. Estiveram presentes também o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o Comunicador, Escritor e Fundador do Instituto Felipe Neto; a Presidente da CUFA Nacional, Kalyne Lima; o Cofundador e Presidente da CUFA RJ, Preto Zezé;o Coordenador da CUFA CE, Piqueno; o Vereador e Representante da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto; o Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o Presidente da Enel Ceará, José Nunes Almeida, entre outras personalidades.
Um evento que transforma perspectivas
A Expo Favela destaca o potencial criativo e empreendedor das comunidades periféricas, mostrando que inovação e impacto social podem caminhar juntos. Segundo Paulo André Holanda, a iniciativa valoriza pautas fundamentais como empreendedorismo, diversidade, educação e tecnologia. “É uma alegria representar o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, neste evento que celebra o talento das favelas e reforça a importância de iniciativas como as startups e a educação profissional para gerar oportunidades de trabalho e empreendedorismo”, afirmou.
“Além disso, estão sendo discutidas pautas relevantes sobre startups, incluindo a criação de novas iniciativas. Nesse contexto, o SESI Ceará, o Senai Ceará e o IEL, com sua ampla expertise, têm contribuído significativamente para fortalecer essa agenda de empreendedorismo, educação profissional e capacitação voltada para o trabalho e para empreender”, concluiu Paulo André Holanda.
Inovação com propósito - parceria entre CUFA, FWK e SENAI Ceará
A parceria entre a Central Única das Favelas (CUFA), a FWK e o SENAI se destaca como uma iniciativa para fomentar a inovação e o empreendedorismo nas comunidades. Juntos, criaram o LIS - Laboratório de Inovação e Impacto Social, que visa desenvolver negócios de impacto positivo. A primeira unidade do LIS foi instalada no Habitat de Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), em Maracanaú.
“O Preto Zezé já tem uma colaboração formal com o Instituto SENAI de Tecnologia, junto com a FWK, para capacitar a população mais vulnerável. Por meio da educação e da inovação, essas pessoas podem transformar suas vidas, empreender e inovar com conhecimento”, afirmou Paulo André.
A Expo Favela Ceará continua nos dias 22 e 23 de novembro, oferecendo uma programação diversificada e servindo como um espaço de conexão para ideias e iniciativas transformadoras da realidade social e econômica das comunidades.