IEL Ceará realiza workshops sobre habilidades comportamentais para estagiários da ArcelorMittal Pecém

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou na última sexta-feira (11/10) mais um workshop voltado ao desenvolvimento de habilidades comportamentais dos estagiários da ArcelorMittal Pecém. Cerca de 40 jovens, estudantes do nível técnico, participaram do treinamento focado em comunicação e oratória, ministrado pela psicóloga especialista em Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Sandra Guimarães. O primeiro workshop também abordou a mesma temática e ocorreu no dia 03/10 para 40 estagiários de nível superior.  

O objetivo dessa iniciativa, segundo Sandra, é fornecer orientações e ferramentas que ampliem a capacidade dos jovens de se expressarem de forma mais assertiva no ambiente de trabalho, considerando elementos como a postura, o público-alvo e o cultivo de uma comunicação não violenta. De acordo com a especialista, comunicação é uma das soft skills mais necessárias (e demandadas) no mundo corporativo e os jovens em início de carreira precisam de um apoio para desenvolvê-las.

“Saber transmitir informações de maneira clara, ouvir com atenção e adaptar-se a diferentes contextos são competências que impactam diretamente o desempenho e o crescimento profissional. Por isso, é essencial que os estagiários tenham acesso a momentos como este, focados no desenvolvimento dessas habilidades, para que possam enfrentar os desafios do mercado de trabalho mais bem preparados e, assim, se destacar e evoluir em suas carreiras”, explicou.

Marcelo Sobreira, analista de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, afirma que o IEL Ceará, muito mais que um mero agente de integração, é parceiro da ArcelorMittal Pecém em seu programa de estágio, contribuindo com o desenvolvimento dos jovens talentos da empresa. “Esse é mais um diferencial do IEL Ceará, que visa potencializar o desempenho e o aprendizado desses jovens em formação durante sua trilha de carreira na organização. O treinamento serve de norte para o estudante. Dessa forma, a empresa poderá focar em desenvolver habilidades mais técnicas", explica. 

A analista de Atração & Seleção da ArcelorMittal Pecém, Martina Vieira, explica que o Programa de Estágio é uma das principais portas de entrada para a empresa. “Aqui o estudante encontra plenas condições de se desenvolver, contribuir com a área onde está e ampliar a visão sobre sua carreira, além da possibilidade de atuar nesse mundo do aço, que é cheio de oportunidades. O participante do programa de estágio aprende sobre siderurgia e, acima de tudo, acerca de nossos valores: qualidade, sustentabilidade, segurança e inovação. Esses pilares norteiam todas as nossas condutas, ações e resultados”, esclarece.

Para Martina, os workshops para estagiários proporcionam uma imersão qualificada e eficaz nessa nova fase, despertando cada um deles para as suas potencialidades e possibilidades profissionais.

“O IEL, como parte da nossa estreita colaboração com a FIEC, é um parceiro forte na jornada de aprendizado dos estagiários. Nosso programa de desenvolvimento abrange qualificações técnicas e comportamentais, além de experiências práticas. A capacitação dos estagiários é guiada por nossos profissionais, que atuarão como mentores ao longo do estágio. Esse processo tem início com um workshop conduzido pelo IEL, que marca o começo dessa etapa ao promover o desenvolvimento de habilidades comportamentais e fornece ferramentas técnicas essenciais para o dia a dia na empresa”, complementa.

Fabrício Sousa de Freitas, estagiário em técnico em Eletrotécnica, ligado à Gerência de Área de Implementação de Projetos, afirmou que o conteúdo do workshop gerou reflexões sobre como ele se comporta diante de várias situações.

“O treinamento foi importante ao me proporcionar uma nova perspectiva sobre a comunicação e sobre as barreiras que eu tinha em relação à minha forma de me comunicar. Eu sempre me vi como uma pessoa que fala muito alto e enfrenta alguns desafios para se expressar adequadamente. Embora não fossem muitos, consegui identificar esses problemas e agora busco melhorar”, disse.

Já a estagiária em técnica em Segurança, ligada à Gerência de Área de Segurança do Trabalho, Samanda Oliveira França de Andrade, comentou que o treinamento foi importante para que os participantes se atentem mais para a sua forma de se expressar.

“O que aprendi hoje, e acredito que a maioria dos estagiários também, foi a importância de adotar uma postura mais adequada, saber ouvir, ter paciência para esperar o momento certo de falar e expressar-se de forma clara. Às vezes, acreditamos que estamos nos comunicando bem, mas a nossa linguagem corporal ou expressão facial pode transmitir algo completamente diferente, e isso é percebido pelos outros. O aprendizado que levo com o treinamento da ArcelorMittal é o de saber se comunicar de maneira eficaz, tanto verbalmente quanto corporalmente, e incorporar a empatia”, opinou.

O estagiário em técnico em Eletrotécnica da Gerência de Área de Manutenção de Pátio, Gustavo Oliveira da Silva, pontuou que o workshop contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

“No ambiente de trabalho, é fundamental termos uma comunicação eficaz com a equipe e demais áreas. Tenho dificuldades em expressar meus pensamentos de forma clara, muitas vezes gaguejo ou me enrolo ao tentar falar. Este treinamento foi especialmente relevante para mim, pois me permitiu trabalhar aspectos como dicção, entonação e a forma de estruturar melhor minhas ideias em palavras. Acredito que esse aprendizado é essencial para nosso aprimoramento e para que possamos contribuir de maneira mais efetiva na área”.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA