Elmano de Freitas anuncia investimentos para o setor industrial e polo automobilístico no Ceará em cerimônia com a presença de Geraldo Alckmin e Ricardo Cavalcante

O setor industrial cearense receberá, nos próximos meses, uma série de investimentos de grande porte, que inclui a implantação de um polo automobilístico no município de Horizonte. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (09/08) pelo Governador do Estado, Elmano de Freitas, em cerimônia com a presença do Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; e do Ministro da Educação, Camilo Santana.

Também participaram da solenidade o 1º Vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; a Vice-governadora do Estado, Jade Romero; o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho; o CEO da ArcelorMittal, Erick Torres; a Fundadora e Presidente da organização Somos Um, Ticiana Rolim; e a Deputada Estadual Jô Farias, representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Presidentes de Sindicatos e Diretores da FIEC; entre mais autoridades e empresários.

Com um aporte de R$ 400 milhões e a expectativa de gerar 9 mil empregos diretos e indiretos, o polo automobilístico deverá produzir veículos elétricos e híbridos multimarcas a partir do primeiro semestre de 2025. A ação, que conta como âncora parceira a empresa de comércio exterior Comexport, terá capacidade de fabricar 40 mil automóveis na primeira fase de operação.

A chegada do polo deve transformar o Ceará em referência nacional na produção automobilística, salientou o Governador Elmano de Freitas. “Temos certeza de que estamos fazendo um momento histórico para a indústria cearense, de oportunidades. Nesse prazo que estabelecemos de produção de veículos, se trabalha a ideia de que podemos ter no futuro até 9 mil empregos no polo, portanto é uma mudança drástica e positiva para a economia do Estado”.

Para Ricardo Cavalcante, os investimentos anunciados marcam um novo momento da indústria automobilística no Estado, pautado pela transição energética e a necessidade de substituir os combustíveis fósseis por alternativas baseadas em fontes renováveis, a exemplo do hidrogênio verde. “O Ceará está conectado com o que o planeta mais discute e necessita hoje, que é uma economia verde, e nós estamos trabalhando forte nisso”.

O Presidente da FIEC também afirmou que o Ceará e o Sistema Indústria estão preparados para atender à demanda por mão de obra qualificada que deve surgir a partir da implantação do polo em Horizonte. “Algo que me deixa muito tranquilo é a capacidade de trabalho, estudo e determinação do povo cearense. Isso faz a diferença e está gerando todo esse movimento. Nunca tivemos tantos investimentos privados ao mesmo tempo chegando ao Estado. Precisamos dar valor e entender que as oportunidades são para todos e virão para aqueles que estão vendo o horizonte”, completou. 

Geraldo Alckmin salientou que a implantação do polo está alinhada às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria nacional, destacando iniciativas recentes de incentivo ao setor automotivo. “Já tínhamos aprovado a lei do programa Mover, que são R$ 19,5 bilhões em crédito financeiro até 2028, e o presidente assinou medida provisória aqui no Ceará que vai trazer previsibilidade e segurança jurídica para os novos investimentos automotivos no polo em Horizonte. Então, é um marco importante, trazendo investimento e avançando no processo industrial”, pontuou.

Diante do protagonismo cearense na área de energias renováveis, o Vice-presidente enalteceu, ainda, o papel de relevância do Estado no atual cenário econômico e industrial brasileiro. “O Ceará tem duas questões fundamentais. Uma é a energia limpa e renovável, então tem tudo para avançar no hidrogênio de baixo carbono. Também tem a questão do aço, que tenho muita confiança que vai haver investimento importante no Estado. E do outro lado tem a educação de qualidade, isso faz toda a diferença. Vai crescer, sim, e vai ajudar muito o Brasil”, acrescentou Alckmin.

Também presente na cerimônia, Camilo Santana parabenizou os esforços dos Governos Federal e Estadual e da indústria na criação de oportunidades de desenvolvimento ao Ceará. “Hoje é um dia histórico, porque sonhamos muito com uma indústria automotiva e automobilística. Vai gerar muitas oportunidades. Tudo o que o Governo precisava fazer para que esse investimento viesse ao Ceará foi feito. Isso mostra que quando se tem união, quem ganha é o povo cearense”

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA